Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, novembro 02, 2021

Secretário-geral da ONU discursa sobre alta na incidência de crimes contra jornalistas

Secretário-geral da ONU discursa sobre alta na incidência de crimes contra jornalistas
Foto: UNAMA/Fardin Waezi

O secretário-geral da ONU, António Guterres, discursou nesta terça-feira (2) sobre alta no número de jornalistas mortos em todo o mundo enquanto exerciam seu trabalho. Somente no ano passado, 62 profissionais foram vitimados. 

 

Em mensagem sobre a data, em que é celebrado o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, Guterres ressaltou que muitos perderam a vida em conflitos. Mas, nos últimos anos, subiu o número de casos fatais durante investigações de corrupção, tráfico e de outras violações dos direitos humanos.

 

Nove em cada dez dessas mortes ficaram impunes, declarou o secretário-geral. Sequestros, tortura, detenção e assédio são algumas das ameaças sofridas por profissionais do ramo. Para ele, a pandemia e a sombra da desinformação demonstraram que o acesso à informação pode ser uma questão de vida ou morte. 

 

As ameaças à imprensa são tidas para a ONU como "uma mensagem perturbadora que mina a democracia e o Estado de direito". António Guterres convocou os Estados-membros da organização a solidarizarem-se com os jornalistas e a investigarem e julgarem os crimes contra eles com toda a força da lei

 

Segundo as Nações Unidas, entre 2006 e 2020, mais de 1,2 mil jornalistas foram mortos em todo o mundo segundo o observatório especializado a acompanhar casos de profissionais do setor que foram assassinados. 

 

Para a Unesco, esse ciclo de violência contra jornalistas é frequentemente um indicador do enfraquecimento do Estado de direito e do sistema judicial.

Bahia Notícias

Em destaque

Michelle viaja e Bolsonaro espera que Trump reverta sua inelegibilidade

Publicado em 18 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Com lágrimas nos olhos, Bolsonaro chega ao aeropo...

Mais visitadas