Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 28, 2021

Aliados do governo dizem que discurso de Guedes ‘prescreveu’ e exigem mudanças para 2022


fora da curva : Últimas Notícias | GZH

Charge do Fraga (Gaúcha/Zero Hora)

Vera Rosa
Estadão

Deputados e senadores que conversaram com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na noite de terça-feira, não pouparam críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Em jantar promovido pela Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo, Campos Neto ouviu queixas sobre a fragilidade das reformas e ponderações de que a retórica de Guedes “prescreveu”, além de cobranças para a retomada do crescimento no ano eleitoral de 2022.

Amigo do ministro da Economia, o presidente do Banco Central respondeu às perguntas sem cair nas armadilhas políticas. Disse que o ritmo de alta na taxa básica de juros tem sido calibrado para colocar a inflação dentro da meta, mas lembrou a influência do cenário internacional nesse jogo. Para Campos Neto, existe um choque de demanda – e não de ofertas –, que justifica o aumento dos juros.

COM ELEGÂNCIA – Os parlamentares “apertaram” o presidente do Banco Central para ver se ele soltava ali uma dica sobre o futuro do Posto Ipiranga do presidente Jair Bolsonaro. Não conseguiram. 

“O Roberto foi apertado de todo jeito, mas se saiu com elegância invejável das intrigas e cascas de banana que lançaram sobre sua relação com Guedes”, disse o senador Esperidião Amin (PP-SC), um dos participantes do jantar, que reuniu 55 parlamentares. O PP de Amin é o principal partido do Centrão.

Um dos que mais “cutucaram” o presidente do Banco Central foi o deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE), da base aliada na Câmara. “Eu disse que as ações dele, com Bolsonaro ganhando ou perdendo a eleição, terão reflexo no futuro governo”, afirmou o deputado. “Ele é a única voz que passa credibilidade e segurança institucional, mas o importante não é o que se diz e, sim, o que as pessoas entendem.”

AUTONOMIA – A referência ao futuro governo ocorreu porque, após a aprovação da lei que confere autonomia ao BC, Campos Neto ficará na presidência da instituição após as eleições, até dezembro de 2024, e ainda pode ter o mandato renovado.

A conversa passou por emprego, educação, reformas, 5G, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, Auxílio Brasil, eleições e até inteligência artificial. Muitos ali manifestaram preocupação com os rumos da economia e destacaram que Guedes perdeu credibilidade.

Mas o que se disse sobre a viabilidade da terceira via para enfrentar Bolsonaro e o ex-presidente Lula? “A única insinuação da terceira via no jantar foi a passagem meteórica do Kassab, que veio lançar um novo produto no mercado e, como bom beduíno, já está planejando com qual seda vai embalá-lo”, brincou Amin, ao lembrar que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, entrou e saiu da reunião muito rapidamente.

NÃO CONSEGUE ACERTAR – Embora o jantar tenha reunido muitos integrantes do Centrão e de partidos que se aliam ao governo mesmo sem compor o bloco, não faltaram estocadas na direção do Palácio do Planalto. A avaliação ali foi a de que promessas feitas por Guedes não têm mais eco e o ministro enfrenta intenso processo de desgaste.

“Ele sempre tem a convicção de que vai acertar na mosca, só que isso não acontece”, observou o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). “Não conseguimos ver o pensamento do grande Posto Ipiranga gerar resultados.”

Moreira disse que procurou encaixar no jantar considerações sobre o “mundo real”. “Se o Brasil quer crescimento econômico, não pode ter 80 milhões de pessoas de 18 a 65 anos excluídas do mercado de trabalho. Ficamos discutindo ‘Bolsa isso, auxílio aquilo’, mas o Estado não qualifica profissionalmente as pessoas”, argumentou ele. “De nada adiantam explicações econômicas brilhantes se faltam políticas públicas que geram riqueza.”

NÃO HÁ REFORMAS – A manifestação do deputado provocou surpresa. Motivo: Moreira é visto como um dos mais fiéis bolsonaristas na bancada do MDB. “Sou governista e por isso mesmo fiz ali um diagnóstico. Agora, vamos tratar a doença. O governo é liberal na economia e estatizante no Palácio”, protestou o ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, ao constatar que a sede do governo tem “muitos militares”: “Cadê o projeto de reforma tributária? Cadê o projeto de reforma administrativa?”

Guedes deve ter ficado com a orelha vermelha, mas foi defendido por Campos Neto, que não entrou no mérito de especulações de que seria um nome de confiança do Planalto, do Congresso e do mercado para substituir o Posto Ipiranga.

GUEDES SE DEFENDE – Na noite de quarta-feira foi a vez de Guedes ir a um jantar, também em Brasília, promovido pelo Movimento Brasil Competitivo. O encontro contou com a presença de empresários e parlamentares. Ali o discurso foi diferente. Cansado de ver que jogam sobre suas costas a responsabilidade do aumento do custo de vida, o ministro traçou um panorama no qual conclui que o Banco Central precisa correr para controlar a alta da inflação.

Guedes ponderou que não vê problema em tirar nota baixa “no fiscal”. Alegou que, neste momento pós-pandemia de covid, é preciso ter uma licença para gastos sociais porque, diante de tantas dificuldades, parte da população está “comendo osso”.

Na prática, o dono da chave do cofre quer desviar os holofotes para o lado do Banco Central. Enquanto isso, ele tenta garantir a reeleição de Bolsonaro em 2022.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bolsonaro só manterá o apoio parlamentar se demonstrar ter condições de ganhar as eleições. Se não avançar nas pesquisas, os ratos abandonarão o Titanic e o último a sair apaga a luz. (C.N.)  


Em destaque

Deri do Paloma: Peixe do Povo ou Propaganda Eleitoral?

Prefeito de Jeremoabo usa recursos públicos para promoção pessoal e promessas enganosas. Doação de peixes: Peixes doados pelo município, não...

Mais visitadas