Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 28, 2021

Refém do Centrão, Bolsonaro acabou sendo o pior inimigo dos planos de Guedes


paulo guedes

Charge do Nando Motta (Arquivo Google)

William Waack
Estadão

Reza a lenda que Jair Bolsonaro não era a primeira escolha de Paulo Guedes para satisfazer a vaidade intelectual de mudar o Brasil. Era Luciano Huck. Mas Guedes achou que só Bolsonaro teria couro duro para aguentar as pancadas vindas do “sistema” que ele, Guedes, se propunha a desmontar: patrimonialismo, Estado balofo, incompetência do funcionalismo público e economia fechada.

Da escola de Chicago, onde estudou, Guedes parece ter absorvido sobretudo o voluntarismo de Milton Friedman – inspirador mesmo para os colegas que abominam suas ideias. Economistas, escreveu Friedman em suas memórias, exercem influência à medida que mantêm opções ao alcance de políticos em época de crise.

TÁTICA DO CENTRÃO – No caso de Bolsonaro, as opções foram sendo reduzidas até se chegar à derradeira delas: como arranjar dinheiro para programas assistenciais com grande potencial eleitoreiro. Guedes pode pretender o que quiser do ponto de vista “programático” ou intelectual. Para todos os efeitos práticos, seu papel hoje é chancelar uma tática política ditada pelo Centrão fisiológico.

Em vez de o presidente da República adotar os postulados monetaristas e anti-keynesianos que o ministro da Economia proclamava para plateias “dos mercados”, ocorreu o contrário. O monetarista foi empurrado para o papel de facilitador do patrimonialismo, indisciplina fiscal e intervencionismo considerados anátemas na escola onde ele estudou.

Declarações recentes de Guedes sobre a recuperação e perspectivas da economia têm levado críticos a dizer que o outrora visionário e poderoso ministro da economia teria perdido o senso para os dados da realidade.

ESTÁ ISOLADO – O que ele talvez não percebeu em toda sua extensão é o quanto já foi abandonado pelas mesmas parcelas do mundo empresarial que tanto o abraçavam.

Entre Guedes e os agentes da economia existe hoje um fosso, que está se ampliando, quando se trata de expectativas. E por ser a percepção dos agentes econômicos cada vez mais o fator dominante, e cada vez menos o que o ministro diz, a capacidade dele de “talk up” a economia tem sido próxima do zero. Nesse sentido, não adianta pôr a culpa “na mídia”.

Na raiz da cooperação entre economistas e políticos está sempre a tensão entre as ideias (do economista) e a visão política (do dirigente) sobre o que e como seria possível. O problema para Guedes não estava propriamente nas suas ideias mas, sim, no que se revelou ser um monumental erro de julgamento pessoal e político. O político tosco de couro duro que escolheu não era o agente de transformação (assumindo que tivesse querido ser). Mas, sim, seu principal obstáculo.

Em destaque

Não há chances de consenso sobre como combater o crime organizado

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Dum (Arquivo Google) William Waack Estadã...

Mais visitadas