Publicado em 1 de novembro de 2021 por Tribuna da Internet
Deu no Correio Braziliense
A polícia italiana usou jatos d’água para dispersar manifestantes que protestavam contra o presidente Jair Bolsonaro em Pádua, no norte da Itália, nesta segunda-feira (1º/11). Em vídeos divulgados nas redes sociais, os policiais aparecem também utilizando cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo contra os participantes.
A ação policial ocorreu antes da chegada do presidente brasileiro à Pádua. A previsão era que ele viajasse à cidade depois de visitar a província de Anguillara Vêneta, onde seu bisavô paterno nasceu e que também fica no norte do país.
PERTO DA BASÍLICA – O chefe do governo brasileiro viajou à Itália para participar da cúpula do G20, em Roma, no fim de semana. O local da manifestação fica a 300 metros da Basílica de Santo Antônio de Pádua, que fazia parte do roteiro da visita de Bolsonaro.
Na noite de domingo (31/10), no centro de Roma, jornalistas brasileiros foram hostilizados pelo presidente e agredidos por homens que faziam a sua segurança. Três jornalistas, da Folha, de O Globo e do UOL deram queixas na delegacia..
###
FRACASSO TOTAL NA VIAGEM
Maria Luiza Franco Busse / Site Brasil 247
A prefeita da cidade originária da famiglia Bonzonaro, do partido Liga, da extrema-direita, justificou que a ‘onorificenza’ não será para ele mas para o ‘povo emigrante do Veneto’.
Pelo sim, pelo não, os frades da Basílica de Santo Antônio cerraram as portas do santuário à visitação e declararam como ser possível “um homem que a cada ano e continuamente desonra seu país receber um título honorífico na Itália“.
Por sua vez, o prefeito de Pádua, de centro-esquerda, mandou avisar para não contarem com ele na recepcionar ao homenageado porque já está com a segunda-feira cheia de compromissos e sem espaço para mais nada.
###
ABI CULPA BOLSONARO
“A ABI mais uma vez faz o registro: com o seu comportamento avesso à democracia e com ataques constantes à imprensa e ao trabalho dos jornalistas, o senhor estimula essas agressões. Assim, torna-se também responsável por elas.
E, como numa bola de neve, elas só aumentam seu isolamento e o repúdio que o senhor recebe da comunidade internacional. Pior, o isolamento não é só seu. Atinge e envergonha o país que o senhor representa.
O senhor está tornando o Brasil um pária na comunidade internacional, presidente. Tenha compostura” – diz a nota da Associação Brasileira de Imprensa, assinada pelo presidente, Paulo Jerônimo.