Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, novembro 02, 2021

Em dia de protesto, caminhoneiros exibem vídeo de Bolsonaro a favor da greve em 2018

 

Jair Bolsonaro em vídeo de apoio a caminhoneiros gravados em 2018

No governo de Temer, Bolsonaro incitou os caminhoneiros

Naira Trindade
O Globo

O movimento dos caminhoneiros fez girar em grupos de WhatsApp da categoria três vídeos antigos de Jair Bolsonaro e seus filhos Eduardo (PSL-SP) e Flávio (Patriotas-RJ) defendendo a paralisação de motoristas e alegando que o Executivo se “omite” perante à política da alta dos preços dos combustíveis no país.

Na primeira peça, gravada durante a campanha presidencial de 2018, Bolsonaro diz que os “caminhoneiros buscam soluções para esses problemas, que interessam aos 200 milhões de brasileiros. Não têm encontrado eco no Legislativo. Sobrou-lhes o Executivo, que teima a se omitir. Somente a paralisação prevista a partir de segunda-feira poderá forçar o presidente da República a dar uma solução para o caso”, disse Bolsonaro, referindo-se à Michel Temer.

PREÇOS ALTOS – No segundo vídeo, com data de 28 de maio de 2018, Eduardo Bolsonaro usa a tribuna da Câmara dos Deputados para dizer que o preço do combustível deveria beneficiar o Brasil.

“Em torno de 50% do petróleo nacional é exportado. Então, essa questão da internacionalização do barril do petróleo, seu preço fixado em dólar e etc deveria beneficiar o Brasil, beneficiar pelo menos o consumidor brasileiro. Quando a Petrobras produz seu combustível, toda cadeia, com pagamento de mão de obra, contratos e serviços, são pagos em reais. Por que o Brasil não consegue então transferir esse benefício para o posto lá na bomba?”.

Já a terceira gravação, de Flávio Bolsonaro, é de 29 de maio 2018, quando ele era deputado estadual do Rio. Na tribuna da Assembleia Legislativa, ele questionou a razão de a Petrobras “sempre reajustar os preços dos combustíveis praticamente todos os dias, conforme avaliação do barril do petróleo no mercado internacional se produzimos aqui cerca de 80% do que consumimos. Por que não reajustam na proporção do que é importado de petróleo aqui no nosso país?”.

PROTESTO  – O Ministério da Infraestrutura informou que o movimento de caminhoneiros desta segunda-feira ocorreu sem transtornos. Há paralização, sem bloqueio de rodovias.

Enquanto isso, lá na Itália, onde participa do G-20, Bolsonaro causava surpresa ao dizer que a Petrobras fará novo aumento de combustíveis em 20 dias e que quer usar os dividendos pagos pela estatal para conter o avanço de preços.

A declaração surtiu efeito no Congresso. Senadores querem apreciar um requerimento de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, para explicar a política de preços de combustíveis da companhia diante das falas do presidente.


Em destaque

Ex-prefeito Dançador e o Hospital Geral de Jeremoabo: Gratidão e Realidade Divergente

    Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Deri do Paloma (@deri.oficial) ,   Recentemente, o ex...

Mais visitadas