quinta-feira, setembro 16, 2021

Deputado ofende e chama para briga relator que propôs a cassação dele no Conselho de Ética




Deputado Boca Aberta chama para briga relator de sua cassação no Conselho de Ética

Em vídeo feito pela assessoria de Alexandre Leite, Boca Aberta aparece xingando colega de 'vagabundo', 'bandido' e 'ordinário'. TSE já decidiu pela perda do mandato de Boca Aberta.

Por Elisa Clavery

O deputado Boca Aberta (PROS-PR) ofendeu nesta quarta-feira (15) o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator de um processo no Conselho de Ética da Câmara no qual propõe a cassação do mandato do parlamentar do Paraná.

As ofensas foram registradas em vídeo pela assessoria de Leite enquanto o deputado era seguido por Boca Aberta nos corredores da Câmara (veja trecho acima).

Ao longo da gravação, Boca Aberta xinga Alexandre Leite de "cafajeste", "vagabundo", "bandido" e "ordinário" – além de chamar o deputado "para o pau no plenário". No trecho divulgado, o parlamentar do DEM não responde às ofensas.

O episódio ocorreu após sessão do Conselho de Ética onde seria analisado o parecer de Leite pela cassação de Boca Aberta, apresentado no último dia 24. O deputado responde a esse processo por ter invadido uma unidade de saúde, filmado o médico plantonista e divulgado o vídeo em redes sociais.

O relatório não chegou a ser votado porque Leite pediu a retirada do tema de pauta, baseado no fato de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já decidiu, também no dia 24, cassar o diploma eleitoral de Boca Aberta. A decisão judicial impede que o deputado do Paraná cumpra o restante do mandato (veja vídeo abaixo).

De acordo com Alexandre Leite, a definição do TSE já tramita na Corregedoria da Câmara, em âmbito administrativo, e deve seguir para que a Mesa Diretora tome as devidas providências.

"Não havendo justificativa, portanto, a continuidade desse processo no âmbito deste conselho. Ainda que se dê continuidade ao processo no âmbito do Conselho que se vote pelo pior, digamos, a perda de mandato, que é a recomendação, não haveria tempo hábil para que o projeto de resolução fosse votado antes de a Mesa determinar a perda de mandato”, disse Leite durante a sessão.

Em nota enviada pela assessoria, Leite afirma que o deputado Boca Aberta “desferiu ataques histéricos e mentirosos contra mim e minha família”.

"Essa é a típica reação de quem está sob risco de cassação e não tem outra alternativa a não ser o ataque injusto e calunioso. Não vou me dobrar a essas bravatas e ofensas, seguirei atuando de forma justa e correta no Conselho de Ética, ainda que a decisão final seja pela cassação do deputado", diz.

Procurado pela TV Globo, Boca Aberta reiterou as ofensas feitas a Alexandre Leite e disse que não há motivos para cassação do seu mandato. "É pessoal", disse.

'TSE cassa diploma do deputado Boca Aberta; suplente deve assumir mandato na Câmara'

Vídeo

O vídeo registrado pelos assessores dura cerca de 3 minutos. Nas imagens, Boca Aberta aparece exaltado, seguindo Leite pelo corredor das comissões da Câmara.

"Seu ordinário, você é um cafajeste, rapaz. Vamos ali, vamos para o pau ali no plenário”, diz. "Rachadinha, vagabundo, bandido. Você é bandido, rapaz. Está tudo aqui na minha mão. Quadrilheiro, família de bandido, comprador de voto com cesta básica lá em São Paulo.”

Em outro momento, Boca Aberta questiona: “Vai fazer o que em mim? Eu sou deputado, você vai fazer o que? Vai fazer o que comigo?”

"Você não vale nada, sua família é uma família de vagabundo, de bandido", diz.

Nas imagens, é possível ver que algumas pessoas, incluindo profissionais da segurança da Câmara, pedem calma a Boca Aberta – que pede que as pessoas "tirem a mão" dele.

G1

Em destaque

ÁGUA É DIREITO, NÃO É PALANQUE: A VERDADE SOBRE A OPERAÇÃO CARRO-PIPA EM JEREMOABO

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Prefeitura de Jeremoabo (@prefjeremoabo) ÁGUA É DIREITO, NÃO É P...

Mais visitadas