Posted on by Tribuna da Internet
Vanderson Tavares
Praticamente todos os dias, as pessoas se deparam com o caos da vida cotidiana. Um dos grandes fatores desse estresse é provocado pelo trânsito, pelo tempo gasto entre a casa e o trabalho ou estudo. As mais recentes pesquisas indicam que os cariocas gastam, em média, uma hora e 48 minutos em deslocamentos diários. Para os paulistanos, o sofrimento é apenas um pouco menor: uma hora e 36 minutos em média. Com isso, perde-se tempo de convívio com a família e com os amigos.
Às vezes me pego pensando. Será que não poderia haver alternâncias de horários para podermos viver uma vida menos caótica?
MESMO HORÁRIO – Nas grandes cidades, vivemos praticamente um horário só, no qual os estudantes, trabalhadores privados e servidores se digladiam nos transportes dos grandes centros urbanos, todos querendo chegar em seus destinos, mas saindo praticamente no mesmo horário.
As alternativas de transporte público que nos oferecem já estão mais do que sobrecarregados nos momentos do rush, seja em ônibus, metrô, trem, barcas e outros meios destinados a levar grande quantidade de pessoas.
O fato é que as pessoas precisam acordar bem cedo para poder chegar ao seu destino sem maiores atrasos, e está cada vez mais difícil cumprir os compromissos. Em consequência, agravam-se distúrbios de saúde na classe trabalhadora.
VALE A PENA? – Será que viver nesse caos vale de fato a pena? Óbvio que temos que trabalhar, pois o dinheiro não cairá do céu para pagar nossas contas, mas por que não se pensar em alternância de horários, para que a vida se torne mais fácil e se reduza o caos em que se transformaram nossas vidas??
A única iniciativa nesse sentido foi tomada já há muitos anos, quando os bancos passaram a funcionar das 10 às 16 horas, mas não se sabe se isso ocorreu mesmo para melhorar o trânsito ou para demitir a segunda turma de bancários, pois até então as agências trabalhavam com duas equipes – uma de manhã e a outra à tarde.
PLANEJAMENTO – Com uma melhor ordenação das diferentes atividades, poderiam ser reduzidos os engarrafamentos nas horas de rush, quando as empresas de ônibus têm de trabalham com mais veículos.
Além disso, através de uma mudança no planejamento dos transportes e as ligações de menor percurso (tipo Urca/Centro, Laranjeiras/Leblon, Botafogo/Centro) passando a ser feitas por vans e não por ônibus, os congestionamentos diminuiriam bastante.
A questão principal é o leniência das autoridades municipais, que se acomodam e não buscam soluções criativas que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores das grandes metrópoles. Se agissem assim, teríamos muito mais a ganhar do que a perder.