Lendo diversos comentários e opiniões em vários grupos do ZAP neste final de semana, lembei-me logo do filme House of Cards. “Drama político”.
House of Cards é, acima de tudo, sobre poder. No início da primeira temporada, Frank ensina ao espectador sua primeira lição: poder é mais importante que dinheiro – enquanto o dinheiro eventualmente acaba e leva o homem à decadência, o poder o mantêm em pé.
Ao longo da primeira temporada, Frank orquestra suas ações em busca de poder da mesma maneira que uma aranha tece sua teia: perversa e pacientemente, ele constrói um emaranhado de relações e armadilhas políticas e espera que suas presas caiam nelas.(Carolina Pompeo).
Os primeiros que caíram na armadilha da ex-prefeita e candidata sem registro foram os " Ferreiras ou Varjão", principalmente Manu e Pedrinho, onde em busca de pongar no poder, sacrificaram até a senhora sua mãe, um pessoa idosa e doente, conforme protestou sua filha Carminha.
O pior de tudo é que expuseram a pacata cidadã ao ridículo, colocando como candidata a vice prefeita de uma candidatura sem amparo da Lei. O resultado é que foi impugnada, e já derrotada em quase todos os tribunais do país.
O grupo da ex-prefeita sabedor que não irá conseguir burlar a Lei, já está preparando-se para novas eleições, descartaram a primeira vítima que talvez forçosamente tenha caído na armadilha, e já conseguiram o retorno de outra sua vítima útil, na ilusão de ser premiado pelo retorno para onde nunca saiu, com a promessa de substituir a primeira vítima.
" Depois de horas de conversa ficou certo que sou provável candidato a vice prefeito de Jeremoabo" (Palavras de Marcelo do Sindicato).
Esse relato não é pegadinha nem piada, são palavras ditas pelo próprio futuro candidato a ser jogado para escanteio mesmo antes de começar o jogo, não será o primeiro nem o último a ser enganado.
É lamentável que essa selvageria esteja acontecendo em nossa cidade, e os jeremoabenses que tanto precisam de homens honrados para administrar nosso município, tenham que testemunhar esses fatos vergonhosos.
Para entender toda essa insensatez e baixaria que vem acontecendo em Jeremoabo, já encontrei uma resposta plagiando José Carlos Werneck :
"As recentes alianças que fizeram e ainda fazem em Jeremoabo, se fizesse em determinadas cidades revirariam o estômago de qualquer cidadão que tenha o mínimo senso de dignidade, alguma noção de moral e um pouco de coerência.
O que vem acontecendo em Jeremoabo é de escandalizar até mesmo um gigolô de beira de cais. Como se pode fazer alianças com pessoas a quem, em passado não muito distante, o então chefe do grupo classificava com vocábulos impublicáveis, dando até pontapés no traseiro em plena via pública.
Agora assistimos perplexos uma série de alianças espúrias, conchavos imorais, cumprimentos efusivos e jantares de confraternização unindo aqueles, que há pouco tempo atrás, se digladiavam no cenário político jeremoabense.Tudo isto feito para alcançar o poder e dispor do erário público da forma mais indigna e imoral que exista. O que interessa é ter a chave do cofre, é usufruir das verbas públicas, em proveito pessoal e dos seus protegidos. Uma indignidade total Uma vergonha local e nacional!
A hipocrisia tomou conta da política. A dignidade foi para a lata do lixo da História. e a honra para o esgoto. O importante é se dar bem. Não se pensa em Jeremoabo, no Brasil e nos brasileiros. Essas tristes figuras só pensam e querem tirar proveito de tudo. Dane-se Jeremoabo. Morram os pobres, os humildes, os que acordam cedo e trabalham honestamente. Está tudo dominado pela esperteza e pela corrupção. O importante é se dar bem! O povo que se vire. Eles exclamam: “nós somos as elites, os honestos que se danem!”
É nesse cenário triste e confuso que daqui a pouco mais alguns meses vamos participar da escolha do prefeito e vice-prefeito de Jeremoabo Que Deus nos ajude e proteja o Jeremoabo.! "