Carlos Vianna Junior
O acarajé acaba de evoluir, mas para o bem da gastronomia baiana, o modo de preparo continua o mesmo. A evolução se deu na maneira como o quitute é vendido. Ele não só já é comprado, como está em promoção na internet. E para a sorte dos internautas, o quitute em questão é o mais famoso da Bahia, o da Dinha. Desde quarta-feira, o acarajé do Largo de Santana está sendo vendido por R$ 1,00, ou seja, com 80% de desconto, através de um site de compras coletivas chamado Tabuleiro Urbano.
No primeiro dia da promoção foram vendidos mais de 1300 cupons que dá direito a um acarajé, ou abará, com camarão, cada. Aqueles que conseguirem comprar os cupons, terão de 25 de janeiro até 25 de março para retirar seus quitutes, no quiosque, no Rio Vermelho. Com limite de dois cupons por pessoa, as vendas continuarão até que sejam vendidas 5 mil unidades.
O sucesso da ideia foi imediato. “Lançamos a promoção à meia-noite e cinco minutos depois, cinco unidades já haviam sido compradas”, conta José Sidônio, dono do site de compra coletiva no qual a oferta está postada. Ele informa que esse tipo de promoção não é pensada só para dar lucro imediato.
O retorno, segundo ele, está em levar os clientes a conhecer os produtos da empresa e aproveitar as redes sócias da internet usadas por esses clientes para a divulgação da marca.
No caso do acarajé da Dinha, mundialmente famoso, o interesse da promoção é outro. Claudia, a filha da quituteira falecida em maio de 2008, e que está à frente dos negócios da família explica: “Estamos indo bem, mas entendemos que é necessário que as pessoas saibam que a empresa está viva e querendo se comunicar com sua freguesia”.
Tabuleiros Virtuais – Assim como nos primórdios, a empresa Dinha do Acarajé, nessa sua entrada no mundo virtual, está usando um tabuleiro para vender seus quitutes na internet. Mas essa não foi uma coincidência. Com a venda dos acarajés, o site Tabuleiro Urbano entrou em funcionamento em grande estilo.
A escolha da Dinha do Acarajé como primeira parceira dá uma ideia de como funciona este mercado, que cresce aceleradamente em todo Brasil.
Empresas como a Tabuleiro Urbano são verdadeiros caçadores de ofertas, mantendo equipes que buscam as empresas para demonstrar o quanto elas podem lucrar, não só com as ofertas, mas com a visibilidade de suas marcas.
Para cada oferta é estabelecido um número mínimo de clientes a ser atingido. A oferta só passa a ser válida se este número for alcançado, caso contrário, o dinheiro é devolvido aos que compraram os cupons. Os sites ficam com uma percentagem do valor arrecadado.
O negócio é novo no Brasil, tendo sido iniciado em fevereiro de 2010 e se expande numa velocidade admirável. Desde novembro do ano passado, sites locais como o Mói de Gente e o Tabuleiro Urbano vêm funcionando e engordando um mercado que já conta com mais de 400 empresas de compra coletiva em todo país.
Baianos aproveitam
Não é só a economia, mas também a possibilidade de novos entretenimentos. Uma pizza grande de R$ 37,90 por R$13,27, pode ser uma chance de passear e conhecer uma nova pizzaria na cidade. Um filé mignon ao quatro queijos de R$ 25,90 por R$ 9,84, pode levar uma família a conhecer pontos da cidade onde nenhum atrativo existia antes. E só o que é necessário é se cadastrar nos sites de compras coletivas e adquirir os cupons.
O estudante Josafá Junior, já aproveitou outras vezes as promoções e não deixa de checar a internet em busca de novidades. “Outro dia paguei apenas R$ 5,20 por um prato de caranguejo com pirão e uma cerveja num bar da Pituba”, relata o estudante de 23 anos. Desde que descobriu as ofertas, há cerca de cinco meses atrás, viu nelas uma maneira de aproveitar ainda melhor a cidade durante suas férias.
Nem só de comida, no entanto, vivem os clientes desses sites. Há ofertas de diversos segmentos de negócios, como clínicas de estética, lojas de varejo, agências de turismos, entre outros.
Nacionais:
www.peixeurbano.com.br
www.clubeurbano.com.br
www.clickon.com.br
Locais:
www.moidegente.com.br
www.tabuleirourbano.com.br
Importante:
- Prestar atenção nas condições da oferta, como prazo para uso do cupom.
- Atenção no prazo de validade da oferta.
- Prestar atenção se é necessário agendamento prévio.
- Ligar para empresa para verificar se a oferta é realmente o que está sendo oferecido.
Fonte: Tribuna da Bahia