quinta-feira, maio 06, 2010

Senado deverá aprovar 7,7% e fim do fator

Ana Magalhães
do Agora

Lideranças do Senado sinalizaram ontem que aprovarão o reajuste de 7,7%, retroativo a janeiro, para as aposentadorias maiores que um salário mínimo (R$ 510, atualmente) e que defenderão o fim do fator previdenciário, índice que reduz o benefício de quem se aposenta com menor idade. As duas propostas foram aprovadas anteontem pela Câmara dos Deputados.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), afirmou ontem ser favorável a um ganho maior para os aposentados. "Politicamente é muito difícil que haja qualquer modificação, até mesmo porque há, aqui, uma grande simpatia com os aposentados." O governo concedeu 6,14% de reajuste em janeiro. Sobre o fim do fator, já aprovado pelo Senado em 2008, Sarney disse que é preciso discutir.

Pelo projeto, o fator deverá acabar em 1º de janeiro de 2011. O índice é usado na aposentadoria por tempo de contribuição, que exige, pelo menos, 35 anos de pagamento ao INSS, para homem, ou 30 anos, para mulher.

Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora

Em destaque

TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno

  TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno Por  Política Livre 29/01/2026 às 10:18 Foto: ...

Mais visitadas