Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, maio 25, 2009

Visita de Lula reforça reeleição de Wagner

Evandro Matos
Apesar do aspecto administrativo, há quem veja na nova visita do presidente Lula hoje a Bahia uma oportunidade a mais para alavancar a candidatura do governador Jaques Wagner à reeleição. A visita tem também um outro viés político: apaziguar as relações estremecidas entre o PT e o PMDB baianos. Tanto é assim que o ministro Geddel Vieira Lima,virtual oponente de Wagner nas eleições de 2010, estará acompanhando Lula tanto em Cachoeira, primeira etapa da estadia presidencial na Bahia, quanto no Teatro Castro Alves, em Salvador. Entre um e outro, Lula dará apoio a Wagner que além de petista é seu amigo pessoal.No entanto, o presidente estaria se esforçando no sentido de o PMDB local permanecer na base aliada do Palácio de Ondina, o que pode acontecer caso o PT dê sustentação política à uma possível candidatura de Geddel ao Senado na chapa majoritária de Wagner. O ministro, porém, faz uma exigência: ele seria candidato único a uma das duas vagas à sanatória.
Lula chega à Bahia nesta segunda-feira às 14h para uma estada de dois dias. Assim que chegar a Salvador, Lula se encontra com o governador Jaques Wagner (PT) e, depois, seguem de helicóptero para Cachoeira, no Recôncavo, onde entregam as obras de restauração de diversos prédios históricos do quarteirão Leite Alves, entre elas o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Estarão na comitiva presidencial também os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Juca Ferreira (Cultura) e Fernando Haddad (Educação).
O embarque da comitiva presidencial para Cachoeira está previsto para as 15h15 e o início da solenidade na cidade histórica deverá acontecer às 15h45. O presidente Lula e o governador Jaques Wagner farão a entrega de prédios históricos restaurados pelos governos federal e estadual. As obras da UFRB foram licitadas e fiscalizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria Estadual de Cultura. Os recursos aplicados na obra são do programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)/Ministério da Cultura, no valor de R$ 8 milhões. Ontem à tarde, numa coletiva na sede do Iphan, na Barroquinha, representantes da Secretaria de Imprensa da Presidência da República informaram que Cachoeira é a cidade brasileira que mais recebe recursos do Monumenta para restauração do patrimônio edificado, estando previsto o investimento de R$ 36 milhões até o final do programa. Além da UFRB, são restaurados em Cachoeira cerca de 80 imóveis públicos, privados e monumentos tombados pelo Iphan, como o Conjunto da Ordem do Carmo, a Igreja Matriz de N.S. do Rosário, as igrejas do Monte e Rosarinho, a capela da Ajuda, a casa de Ana Nery, os antigos Fórum e o Arquivo Público Municipal.
De acordo com o diretor do Ipac, Frederico Mendonça, antes da restauração mantinham-se em pé apenas fachadas e algumas alvenarias das edificações no Quarteirão Leite Alves. "A proposta de recuperação do quarteirão visou principalmente requalificar um conjunto importante, do ponto de vista histórico e do desenho urbano da cidade, que se encontrava arruinado, subutilizado, com ocupações inadequadas para o seu porte monumental", explicou.
Depois da solenidade em Cachoeira, a comitiva do presidente Lula e do governador Jaques Wagner volta para a capital baiana para um encontro com o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, por volta das 18h30, no Hotel Pestana. O presidente de Senegal veio à Bahia participar das comemorações pelo Dia da África, 25 de maio. Depois, às 20h30, o presidente Lula se desloca para o Teatro Castro Alves, no Campo Grande, para o lançamento do 3º Festival Mundial de Artes Negras (Fesman) no Brasil e um selo postal em homenagem à capoeira e aos mestres capoeiristas.
Depois de se encontrar com o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, hoje, amanhã será a vez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrar com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O encontro será no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, a partir das 10h. Depois do encontro com o presidente venezuelano, Lula participará de um almoço oferecido pelo governador Jaques Wagner, no Palácio de Ondina. Somente às 17h30, o presidente Lula retorna à capital federal.
A última vez que o presidente venezuelano Hugo Chávez esteve em Salvador foi em dezembro do ano passado. Naquela oportunidade, Chávez participou da Cúpula das Américas, em Costa do Sauípe, juntamente com outros 33 chefes de estado da América Latina e do Caribe. Durante o encontro, o venezuelano aproveitou para vir a Salvador inaugurar um busto de Simon Bolívar, libertador da Venezuela, na Avenida Simon Bolívar, na praça em frente ao Centro de Convenções da Bahia.
A solenidade contou também com as presenças dos presidentes de Cuba, Raul Castro, e do brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. O governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito João Henrique (PMDB) também participaram do evento. Durante o seu discurso, o presidente Lula cobrou de público ao prefeito João Henrique pressa pelo andamento nas obras do Metrô. A assessoria do prefeito considerou que o presidente não teve a intenção de provocar uma saia justa, mas a cobrança gerou polêmica e serviu para colocar mais tensão na relação entre o prefeito e o governador Wagner. (EM).
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Brasil perdeu o bonde da História e dificilmente será país de renda alta

Publicado em 23 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Mario Sabino Metrópoles Em 2011, quando o Brasil...

Mais visitadas