Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, abril 05, 2009

Tempo extra aumenta o valor do benefício

Paulo Muzzolondo Agora
Os trabalhadores que não tiveram algum período de trabalho considerado no cálculo da aposentadoria podem usar esse tempo para aumentar o valor do benefício recebido do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Aposentado após 1998 pode ter reajuste de 20%
Aqueles que não puderam se aposentar antes de 1998 porque não tiveram algum período considerado, mas se aposentaram logo após, poderão usar o tempo extra para conseguir o benefício mais vantajoso.
Para isso, os segurados deverão reunir as provas do tempo de contribuição ou vínculos de trabalho que não foram considerados.
É possível apresentar carteiras de trabalho, contracheques e outros documentos da empresa que comprovem o vínculo.
Hoje, o INSS já pode contar o vínculo com os dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), sem que o segurado tenha que apresentar esses documentos. Porém, se o instituto negar a contagem desse período, o trabalhador irá precisar dos papéis para entrar na Justiça.
É possível abrir uma ação no Juizado Especial Federal, sem advogado. Mas o juizado só paga atrasados de até 60 salários mínimos (R$ 27.900). Na capital, o juizado fica na av. Paulista, 1.345, na região central. Na vara previdenciária, é preciso ter advogado.
Fonte: Agora

Em destaque

Lira silencia e não vai se manifestar sobre prisão de deputado

  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) 20 de setembro de 2024 | 21:15 Lira silencia e não vai se...

Mais visitadas