Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 27, 2009

Linfoma é o quinto tipo de câncer mais frequente no mundo

Paula Pitta A TARDE On Line
O linfoma é uma espécie de câncer que afeta o sistema linfático, área responsável pela manutenção das defesas naturais do organismo. Apesar de ser o quinto tipo de câncer mais freqüente no mundo, 68% dos soteropolitanos nunca ouviram falar desta doença, de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha. E 100% dos que já ouviram falar do linfoma, não conhecem seus sintomas.
O hematologista Ronald Palota acrescenta: “Quanto antes o diagnóstico, mais fácil o tratamento, maior a chance de cura”. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de três mil pessoas morrem por ano com linfoma, com uma média de oito óbitos por dia.
“O linfoma mata muita gente, mas também muitos conseguem se recuperar, tudo é uma questão de diagnóstico precoce”, diz Ronald Palota. Por isso, ele indica ficar atento aos alertas do organismo. “O principal sintoma é uma íngua (caroço), que aparece no pescoço, axila ou virilha. Se esta íngua não tiver justificativa, como uma infecção, ou se aparecer com freqüência é bom procurar um médico”.
Atendimento - O diagnóstico pode ser feito por um clínico geral ou hematologista, que é o especialista da área. A Escola Bahiana de Medicina, em Brotas, tem um ambulatório, que é referência no atendimento do linfoma. A consulta é gratuita.
Além da íngua, o paciente com este tipo de câncer também pode apresentar febre e suor noturno, cansaço excessivo, perda de peso, tosse persistente e falta de ar, além de coceira por todo corpo.
Ronald Palota acrescenta que este tipo de câncer não tem um perfil de doentes. “O linfoma não respeita idade, nem sexo. Existe registro em crianças, adultos, idosos e mulheres”.
De acordo com o hematologista, estudos indicam uma causa ambiental para o linfoma. “Neste câncer, as células se multiplicam de forma inadequada. Acredita-se que componentes ambientais, como uso de drogas e exposição à radiação, contribuam com essa multiplicação desordenada”, explica.
SERVIÇO:
Onde se tratarEscola Bahiana de Medicina – Brotas Endereço: Av. Dom João VI, 274Tel: 71.2101-1900
Onde obter informações:Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale)
Fonte: A Tarde

Em destaque

Relatório robusto da PF comprova que golpismo bolsonarista desabou

Publicado em 28 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Nando Motta (brasil247.com) Pedro do C...

Mais visitadas