Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 27, 2009

Lideranças buscam adesão dos prefeitos ao protesto da UPB

Thais Rocha e Lilia de Souza, do A TARDE

João Henrique é um dos entusiastas com a marcha dos prefeitos

Verdadeira operação de guerra foi desencadeada por opositores e, também, aliados do governo Wagner para a mobilização rumo à Governadoria, que acontecerá nesta terça, dia 28, em protesto contra a crise nos cofres das prefeituras depois da queda dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A mobilização esteve na pauta de conversa entre aliados e entusiastas do movimento – o deputado federal ACM Neto (DEM), o prefeito João Henrique (PMDB) e o senador César Borges (PR), que estiveram juntos neste domingo, 26, no município de Saúde, no Encontro Educacional promovido pelo prefeito Antonio Fernando (PRP). O assunto foi tema de pronunciamentos durante o evento, que reuniu ainda prefeitos e lideranças como o senador Cristovam Buarque (PDT), o deputado federal Severiano Alves (PDT) e o ex-governador Paulo Souto (DEM).
A marcha dos prefeitos, organizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), entidade liderada pelo PMDB, já é apontada como um ensaio da conformação de um bloco de adversários do governador Jaques Wagner em 2010. A reunião, ontem, no mesmo palanque de representantes do DEM, PMDB, PDT e PR demonstra claramente esta proposição. Especialmente com a presença do senador Cristovam Buarque, pré- candidato do PDT à presidência da República.
“O encontro aconteceu em torno de duas pautas: a educação e a defesa dos municípios”, comentou ACM Neto. Ele defende que a mobilização não é um ato contra o governo, mas em defesa dos municípios. Mesmo assim, não deixa de criticar o governo. “Ao tentar boicotar a mobilização, o governo do PT mostra não só o medo de enfrentar as queixas dos prefeitos, como o pouco respeito deste governo com os problemas enfrentados pelas prefeituras com a crise mundial“, alfinetou. O secretário de Relações Institucionais do governo, Rui Costa, não foi encontrado pela reportagem de A TARDE para comentar as declarações do deputado.
Em nota publicada à imprensa, o presidente do PT, Jonas Paulo defende que o PT se afaste da aliança com o PMDB. "Estranho as notícias de que um ministro de Estado esteja incentivando uma manifestação contra o governo do presidente Lula", disse, referindo-se ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que defende a mobilização dos prefeitos.
Articulação – A operação pró-mobilização se dá, sobretudo, nos contatos com aliados visando arregimentar o maior número possíveç de adesões no protesto que será no dia em que Wagner chega de viagem internacional. João Henrique (PMDB) também manifestou, ontem, apoio à mobilização articulada pelo peemedebista e presidente da UPB, Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa. Já ACM Neto confirmou que conversou reservadamente com João sobre as eleições de 2010. “É evidente que o prefeito é um ator importante nas alianças e que sua presença conosco no palanque tem um efeito simbólico grande”, disse. Esta foi a primeira viagem política do prefeito de Salvador ao interior após ser reeleito.
Fonte: A Tarde

Em destaque

MEC vai propor lei para proibir uso de celulares em salas de aula

Publicado em 22 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Alunos vivem quase que integralmente conectados ...

Mais visitadas