Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, setembro 09, 2008

Procurador: corrupção eleitoral é crime organizado

Luiz de FrançaDireto de São Paulo
O procurador geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, acredita que a corrupção eleitoral é uma das principais formas de criminalidade organizada, "que se propaga rapidamente e contribui para a formação de um sistema de Estado paralelo. O clientelismo é um problema a ser enfrentado e não pode ser ignorado", disse. A declaração foi feita durante uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado.
Para Vieria, o problema pode ser combatido com a revisão dos mecanismos legais e através de métodos de atuação para "blindar" o voto.
No evento, a representante do comitê 9840 de Bertioga, Kátia Hidalgo Daia, denunciou pelo menos 500 transferências irregulares de títulos eleitorais no litoral paulista. "Tem casos em que há 50 pessoas em um mesmo endereço, várias pessoas que deram como endereço o mesmo poste de rua", contou.
Outros casos como cursos de informática e financiamentos para faculdades privadas, que seriam oferecidos por candidatos, também foram apresentados.
Segundo o assessor eleitoral da Procuradoria Geral de Justiça, Antonio Carlos da Ponte, essa é a primeira de uma série de audiências públicas, que serão realizadas em janeiro de 2009. "O nosso objetivo é captar essa movimentação da sociedade civil e eventuais notícias de irregularidades e, a partir daí, acionar um promotor de justiça fornecendo condições a ele para que possa atuar no caso concreto", explicou.
Especial para Terra

Em destaque

Cessar-fogo em Gaza está pronto e só falta o Hamas aceitar, diz Blinken

Publicado em 15 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Jennifer Hansler da CNN O secretário de Estado do...

Mais visitadas