Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, setembro 07, 2008

Manobra política da Conder atrasa o metrô

Uma manobra política provocou atrasos na chegada dos trens que servirão ao metrô. A previsão de desembarque dos vagões na capital baiana era prevista para os próximos dias 10 e 15, porém uma determinação da presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Maria Del Carmen, fez com que o embarque das composições, prontas desde junho na Coréia, fosse adiado para o próximo dia 16, o que faz com que os trens só cheguem a Salvador em novembro. A denúncia foi manchete da edição de ontem do Jornal da Metrópole, com publicação nas páginas 4,5 e 6. A denúncia foi baseada em ofícios enviados pela presidente da Conder a Pedro Dantas, secretário municipal de Governo e ex-diretor da Companhia de Transporte de Salvador (CTS). Na publicação, são exibidos ainda trechos de e-mails extra-oficiais trocados entre as duas autoridades, onde Pedro Dantas descorda com o adiamento do embarque dos trens e questiona o posicionamento de Del Carmen “alertando que o cronograma de fornecimento dos trens é de responsabilidade da CTS e que a Conder não atua no gerenciamento da obra como um todo”. Ao atual secretário municipal de Governo Del Carmem apenas responde que “a Conder, por ser um órgão estadual, não pode ‘submeter-se’ à CTS, que é municipal”. Na manhã de ontem, a assessoria de imprensa da Conder informou que a presidente do órgão, Maria Del Carmem, encontrava-se em viagem técnica ao interior do Estado e, por isso, não poderia prestar esclarecimentos quanto à denúncia publicada. Conforme os assessores, Del Carmem não teria emitido qualquer comentário, pois não havia tido acesso à publicação. O retorno da presidente da Conder a Salvador é previsto para a noite deste domingo. Os assessores garantiram a marcação de uma entrevista para esclarecimentos quanto à questão na manhã desta segunda-feira. Entre os funcionários do órgão, a notícia provocou espanto. “Um absurdo”, dizia um deles ao apreciar a matéria.
Decisão unilateral adia entrega dos vagões
De acordo com a reportagem, no último dia 20 de maio a presidente da Conder teria enviado ofício a Euler Gouveia Varela, executivo da Mitsui, para que fosse confirmada a alteração da data de embarque do primeiro trem para setembro. A razão, de acordo com Carmem seria problemas de segurança para armazenagem das composições. Dias antes (em 5 de maio), no entanto, um ofício de Carlos Chamadoira, diretor de planejamento da CTS, informava à Maria Del Carmen que o local destinado ao armazenamento dos trens estaria pronto no final do mês de julho. A Mitsui é uma empresa de logística japonesa responsável pelo consórcio de fornecimento dos trens. Na reportagem, o secretário municipal do Governo e ex-diretor presidente da CTS informa que “os novos cronogramas para entrega das composições foram estabelecidos de maneira unilateral”. Dantas reclama ainda sobre o fato de as reuniões terem sido realizadas sem a participação do órgão. “Mais uma vez, a Conder se aproveitou do diálogo direto que mantinha com a empresa”, afirma. O secretário municipal de Governo reclama também de não ter sido informado oficialmente sobre as novas decisões. Até o fechamento desta edição, a equipe da Tribuna da Bahia tentou buscar outros esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Governo e CTS, porém nenhum representante dos órgãos esteve disponível para posicionamento a respeito do assunto. No entanto, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) prometeu agendar uma entrevista com as autoridades responsáveis pela questão para a manhã do próximo dia 8. Procurado pela reportagem da Tribuna da Bahia, o superintendente de Infra-Estrutura e Transportes, Almir Melo, considerou sem validade o argumento da presidente da Conder, Maria Del Carmem, de que o local para armazenagem dos trens não estaria pronto. De acordo com Melo, a Estação do Acesso Norte, pronta desde julho, é que servirá de local para armazenamento das composições. “Este argumento não é válido, pois os trens seriam armazenados na Estação Acesso Norte que já está completamente pronta para recebê-los”, afirmou. Quanto à determinação da presidente da Conder, Melo comentou apenas que a Gestão Municipal teria encaminhado documento oficial em contestação a posição de Del Carmem, porém “como respondido ao Jornal da Metrópole, ela apenas disse que se sentia desconfortável ao ser pressionada por órgão municipal, inferior ao órgão que administra, que é Estadual”, completou. A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), até o mês passado, contava com mais de 100 obras paralisadas em todo o Estado. A causa, segundo admitiu a presidente do órgão, Maria Del Carmen, são pendências das mais diversas, a exemplo de falta de pagamento às empresas contratadas e erros de projetos. No rol das obras inacabadas na capital baiana, a urbanização da orla marítima, do trecho que vai de Amaralina até a Pituba, que também está paralisado, merece destaque. A obra está sob investigação do Tribunal de Contas do Estado, porque apresenta irregularidades, entre elas, a não-autorização da Secretaria do Patrimônio da União e licença ambiental do Ibama. Ainda pode-se citar na relação dos prejuízos a revitalização do Estádio de Pituaçu que passa por reformas desde janeiro, mas greves, atrasos e problemas com chuva protelaram o final das intervenções. Com isso, se a Conder, de fato, cumprir a promessa de entregar a obra no dia 18 de outubro, apenas quatro partida s do Bahia serão sediadas em Pituaçu.
População desaprova
O envolvimento de questões relacionadas ao metrô na disputa política não agradou a população. Com atraso de seis anos na data de inauguração, o metrô é uma das grandes expectativas dos baianos, que já o aguardavam meados deste mês. “É um absurdo que a população tenha de sofrer por conta de articulações e disputas políticas. Tive acesso à reportagem e me senti desrespeitado. O que tem acontecido na política é um total desrespeito e desinteresse com a população”, opinou o administrador Wagner Muniz, 33 anos. Morador do Vale das Flores, com vista para o trecho do metrô que passa pela Avenida Bonocô, Muniz disse que o adiantamento das obras havia trazido benefícios ao local. “Os apartamentos que antes custavam R$90 mil estavam sendo vendidos a R$120 mil. Com o novo atraso não sei como fica. Acho isso uma falta de vergonha, pois há tempos a população espera pelo funcionamento do metrô”, completou. O farmacêutico Elder Feitosa, 25, compartilha da mesma opinião de Muniz. Para ele, as questões políticas não deveriam prejudicar a população. “São questões meramente políticas e o pior é que, no meio disso tudo, fica o povo que continua a sofrer com um transporte defasado. Acho que o adiamento da chegada dos trens é desrespeitoso com a população. Enquanto outras capitais já utilizam o metrô há anos, Salvador adia a sua modernização”, considerou. Em 1997, há 11 anos, começava a ser elaborado o projeto do metrô de Salvador. Inicialmente, a previsão era de 28 estações, 48 quilômetros de extensão e um atendimento a cerca de 400 mil usuários diariamente. A primeira etapa - com 12 quilômetros - deveria ser inaugurada em 2003. Na época, a obra foi orçada em US$ 307 milhões, valor equivalente a aproximados R$ 520 milhões. Hoje muita coisa mudou com relação ao metrô e o gasto com as obras já chega R$ 1 bilhão, um crescimento de mais de 90%. A primeira etapa foi reduzida à metade, sendo prevista a inauguração inicial de apenas seis quilômetros. Os trens que chegariam este mês, devem desembarcar somente em novembro e o início de funcionamento só deve ocorrer entre final de 2008 e início de 2009. Entre os motivos para tantas alterações de projeto estão atrasos no repasse de recursos por parte do Governo Federal e constantes greves de funcionários das empresas responsáveis pelas obras.
Tribuna da Imprensa

Em destaque

Cinco desembargadores de MS são afastados e devem usar tornozeleira

Publicado em 24 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email O futuro presidente do Tribunal é um dos afastado...

Mais visitadas