Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, setembro 16, 2008

Crise de poderes

Por: Sérgio N. Lopes

O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, conseguiu o impossível - unir o Congresso Nacional, independentemente de partidos, ideologias e facções. Todos os parlamentares estão contra ele, por ter dado prazo para que seja votada a nova lei de criação de municípios, que aliás deveria ser muito simples e conter apenas um artigo: fica proibida a criação de novos municípios. Melhor ainda, se o Congresso não votar o projeto até abril, vários municípios deficitários serão extintos. O que resultará em economia para o País. Faz-de-conta
Está condenada ao fracasso a operação de Exército e Marinha, que utilizam 3,5 mil militares, para garantir a campanha em comunidades onde há ameaças de traficantes e milicianos a eleitores e candidatos. Como os militares permanecem apenas 72 horas em cada favela, assim que eles saem tudo volta ao normal. É apenas um jogo de faz-de-conta, sem resultado prático.
Reprovado I
É perfeitamente compreensível o resultado da pesquisa Datafolha, que avaliou a gestão dos prefeitos de oito capitais. O pior desempenho foi do prefeito carioca Cesar Maia, o único cuja taxa de reprovação, que é de 40%, supera a de aprovação, que está em apenas 26%. No Rio, todos sabem que Maia abandonou a cidade e só se preocupa com a internet. É um exemplo de prefeito virtual que não deu certo para a cidade. Reprovado II
Quem ainda perde tempo acessando o "ex-blog" de Cesar Maia se surpreende ingenuamente se acreditar que ele ainda sonha em fazer seu sucessor, isto é, sucessora. Ardilosamente Maia prefere a derrota de Solange para voltar como candidato de oposição ao governo do estado. Chega a ser patético.
Transparência
O Conselho Nacional de Justiça já começou a coletar dados sobre o desempenho dos desembargadores de todo o País, para incluir no sistema Justiça Aberta. Atualizado mensalmente, o sistema registra o número de processos, sentenças, despachos e audiências realizados pelos magistrados de 1º e 2º graus. Foi criado para dar transparência e velocidade ao Judiciário e já está dando algum resultado.
Inadimplência
A farra do consumismo acabou. Juros e inflação em alta pressionam as despesas das famílias e a inadimplência aumenta progressivamente, com alta de 6,9% nos primeiros sete meses do ano. Os brasileiros estão cada vez mais endividados. Em julho, o uso do cheque especial bateu recorde e chegou a R$ 20,7 bilhões. A maioria dos clientes não sabe que paga cerca de 162,7% de juros ao ano quando usa o cheque especial.
No cartão
Um pouco mais barato do que o cheque especial, o cartão de crédito também bate recordes. Em julho, o movimento do cartão (compras e rotativo) atingiu R$ 10,7 bilhões, com um espantoso salto de 33,2% em relação a julho de 2007. Cheque especial e cartão representam cerca de 60% do endividamento pessoal em julho, enquanto tem caído a contratação de recursos mais baratos, como o crédito consignado, que desconta em folha.
Sem limites
O governo fala em fazer mais uma reforma tributária e a equipe econômica finge não ter tomado conhecimento da sugestão do empresário Jorge Gerdau, que propõe a fixação de um teto para os impostos. A idéia deveria ser aprovada por unanimidade, mas, para o governo, em matéria de aumento de impostos, somente o céu é o limite. Enquanto isso, outros países da América avançam para o primeiro mundo como o Chile, diminuindo corrupção, burocracia e tributos.
Democracia
Por fim, vale lembrar o genial pensador irlandês Bernard Shaw, que dizia: "A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente".
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Bolsonaro cita recurso contra decisão de Moraes e diz que Michelle irá à posse de Trump

Foto: Reprodução/X/Arquivo O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a sua esposa, Michelle Bolsonaro 16 de janeiro de 2025 | 15:03 Bolsonaro ci...

Mais visitadas