Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 04, 2008

Ibope: empate técnico entre Marta e Alckmin

SÃO PAULO - Num momento em que 48% dos eleitores admitem ter pouco ou nenhum interesse pelas eleições de outubro, o Ibope revelou ontem, que a petista Marta Suplicy e o tucano Geraldo Alckmin continuam tecnicamente empatados - Marta com 30% das intenções de voto e Alckmin com 28%. O prefeito Gilberto Kassab, do DEM, obteve 13%.
Esse cenário inclui a candidatura do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que aparece com 9%. Se Maluf não concorrer, cada um dos três primeiros sobe dois pontos - os números passam a ser 32%, 30% e 15%. Na pesquisa espontânea, Marta lidera com 13% e Kassab vem em segundo com 10%, ficando Alckmin com 9% - um quadro também já detectado em pesquisas anteriores.
"Acredito que isso ocorre porque muita gente ainda não sabe que Alckmin é candidato", diz Hélio Gastaldi, do Ibope. Os novos números foram anunciados pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo, que encomendou a pesquisa. O Ibope ouviu 602 pessoas, entre os dias 27 e 29 de maio, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais.
Para Gastaldi, "essa situação, que repete pesquisas anteriores, só deve mudar com o início da campanha. Aí começarão os ataques e o longo tempo na televisão permitirá a Kassab defender as suas realizações. O fator PMDB ainda não começou a pesar na disputa".
Não mudaram também os números dos demais candidatos. Luiza Erundina (PSB) e Soninha (PPS) aparecem empatadas com 3%, Paulo Pereira da Silva (PDT) tem 2%, Zulaiê Cobra (PHS) e Ivan Valente (PSOL) ficaram com 1%. Aldo Rebelo (PCdoB), incluído na lista, não foi citado por nenhum dos eleitores consultados. Brancos e nulos somaram 8% e 3% não opinaram.
Cenários
Em três cenários para o segundo turno, Alckmin vence os rivais diretos: ele bate Marta por 50% a 40% e Kassab por 56% a 25%. Marta ganharia de Kassab por 47% a 38%. O prefeito reagiu aos números com otimismo. "Recebo o resultado como um incentivo ao trabalho. Para quem nunca participou de uma eleição majoritária, esse nível de intenção de voto é muito bom. A eleição é só em outubro".
Alckmin distribuiu nota em que agradece à população "por mais essa prova de confiança e de reconhecimento" aos serviços prestados à cidade. Marta disse apenas que a pesquisa foi "boa, realmente boa". Na avaliação de Gastaldi, é fundamental para Marta que Kassab siga na disputa, pois sua saída daria a liderança de Alckmin.
A pesquisa confirma que o eleitorado até dois salários mínimos é o ponto forte de Marta Suplicy. Nesse segmento, ela chega a 41% dos votos, contra 22% dados a Alckmin. Nas outras duas faixas, Alckmin é mais votado - ganha de Marta por 39% a 20% acima dos cinco mínimos e por 35% a 30% no segmento entre 2 e 5 mínimos.
Vereadores
Outra tabela indica que o prestígio da Câmara dos Vereadores está no fundo do poço. Somam 90% os eleitores que não opinam ou pretendem votar nulo para vereador. Dos demais, PSDB e PT receberam 1% das intenções de voto e 9% se repartiram entre os demais partidos. A pesquisa foi registrada pelo Ibope na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, sob o protocolo 00800108-SPPE.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Em seu primeiro ano de vigência, arcabouço fiscal evidencia fragilidades

Publicado em 18 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto Re...

Mais visitadas