Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, março 14, 2007

Casamento de divorciados é 'uma praga social', diz Bento XVI

Afirmação foi feita na primeira exortação apostólica do seu pontificado.'Permanece obrigatório o celibato sacerdotal', escreveu o pontífice.
ROMA - A primeira exortação apostólica do pontificado do Papa Bento XVI, divulgada nesta terça-feira (13), reforçou o celibato sacerdotal obrigatório, manteve a proibição de acesso à comunhão aos católicos divorciados e definiu o segundo casamento de pessoas divorciadas como "uma verdadeira praga no contexto social atual".

AFP
O Papa Bento XVI reafirmou a importância do celibato para a Igreja (Foto: Arturo Mari/AFP)
O texto doutrinal resume as tarefas da assembléia geral do sínodo de bispos "Sacramentum Caritatis" sobre a eucaristia, "fonte da vida e da missão da Igreja", celebrado em outubro de 2005.
Para o Papa "o celibato sacerdotal, vivido com maturidade, alegria e dedicação, é uma grandíssima benção para a Igreja e a a própria sociedade".
"Confirmo portanto seu caráter obrigatório", escreveu o pontífice, interpretando assim a vontade da maioria dos bispos do mundo, que consideram inoportuno mudar esta regra, apesar do pedido de alguns setores para que a mesma seja modificada.
"O Sínodo de Bispos confirmou a práxis da Igreja, fundada na Sagrada Escritura, de não admitir os sacramentos aos divorciados casados de novo, a menos que estes fiéis se esforcem em viver sua relação como amigos, como irmão e irmã", destaca a exortação.



Bento XVI reitera assim a posição intransigente da Igreja e convida as paróquias a contar com um número suficiente de pessoas preparadas para ajudar as que tenham dúvidas sobre a validade do próprio casamento a ter acesso aos tribunais eclesiásticos para obter a anulação.
Fonte: Diario de São Paulo

Nenhum comentário:

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas