Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, março 23, 2007

Governo pode punir traidores

O base do governo na Assembléia Legislativa estuda a possibilidade de punir os deputados Maria Luiza Carneiro (PDT), Ângela Souza (PSC) e Carlos Ubaldino (PSC), que votaram com a oposição, anteontem, contra o veto do Executivo ao projeto do ex-deputado Eliel Santana (PSC), atual suplente do senador João Durval Carneiro (PDT), que dá prioridade à transferência de servidores que sejam ministros de confissões religiosas. A pedetista, inclusive, já teria votado contra o veto do Executivo ao projeto que garante assistência integrada nas áreas de saúde e educação aos autistas, que foi derrubado na Assembléia.
A punição, no entanto, deve ser política. Os deputados poderiam, por exemplo, não ser escolhidos para relatoria de projetos em plenário ou nas comissões. Ou, o que seria uma punição mais dura, não seriam contemplados com nomeações, recursos, convênios ou obras em municípios que representam. “Temos de construir mecanismos para termos uma bancada sólida.
Não podemos correr o risco de ser novamente derrotados em plenário, pois temos de fazer valer a nossa maioria. Defendo que os deputados que não votarem conosco sejam punidos, pois somos governo não apenas no bônus, mas no ônus também”, disse um deputado do PMDB. “Acho que os deputados que não votam conosco, que são os novatos ou os adesistas, precisam de uma lição”, complementou o peemedebista.
Na sessão de anteontem, a bancada do governo, que tem 37 deputados, só permitiu que sete parlamentares considerados confiáveis votassem, retirando o restante do plenário, temendo uma derrota na votação do veto ao projeto do ex-deputado Eliel Santana. Os governistas sabiam que a oposição só tinha 27 votos, contabilizando as ausências e a posição dos deputados Calos Ubaldino, Maria Luiza Carneiro e Ângela Souza. E o veto só poderia ser derrubado por 32 votos, que é a maioria.
A manobra deu certo. O placar foi de 27 a sete pela derrubada do veto, ou seja, a oposição não alcançou o número de 32. “A votação mostrou a fragilidade da base do governo. A liderança da maioria deu um atestado de que não confia na base. Se abriu um precedente de segregação de parlamentares da bancada, ao não se permitir que votassem aqueles que não são considerados confiáveis. E isso é um constrangimento terrível”, avaliou o líder da oposição, deputado Gildásio Penedo (PFL).
“O projeto não trazia nenhuma despesa para o estado. Muito pelo contrário. Por conta dos trabalhos sociais que os ministros de confissão fazem, de qualidade, a proposta só trazia benefícios para o estado. Vemos esse veto com revolta. Inclusive a forma como ele foi mantido é inconstitucional”, disse o deputado Eliedson Ferreira (PFL), que é evangélico. Ele acrescentou que não só os evangélicos, mas também os ministros de outras religiões seriam beneficiados. O líder do PFL, deputado Heraldo Rocha, afirmou que estuda a possibilidade de ingressar na Justiça para anular a votação do veto.
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas