sexta-feira, fevereiro 20, 2026

Soltaram o leão na Receita

 

Encaminhou este email? Inscreva-se aqui para receber mais.
Arte: Marcelo Chello

O Supremo Xandão não está para brincadeira (como se alguma vez ele tivesse brincado, né?). Enfim, o alvo agora são os auditores da Receita Federal. Na terça de carnaval, uma meia dúzia foi alvo da Polícia Federal. Hoje, um dos auditores foi demitido do cargo de chefia. O presidente da Unafisco, que saiu em defesa dos auditores, foi convocado a depor por Xandão. Se segura, BRASEW, que o leão está solto.

A treta é a seguinte: o Xandão usou o velho (literalmente) inquérito das fakes para mandar investigar quais foram os auditores da Receita Federal que andaram bisbilhotando a vida fiscal dos supremos, dos filhos supremos, dos genros supremos, das mulheres supremas, enfim, de toda a parentada. A investigação surgiu depois que a imprensa divulgou aquele contratinho da Vivi Barci, esposa do Xandão, com o Master. Aquele de R$ 130 milhões. Lembrou?

Eis que a Receita descobriu que teve gente acessando, sim, os dados. Foi aí que veio a operação da Polícia Federal em pleno carnaval. O presidente da Unafisco, Kleber Cabral, correu para dizer que não se podia usar os auditores da Receita como bodes expiatórios da crise suprema. E lembrou que, lá no começo do inquérito das fakes, no distante 2019, aconteceu a mesma coisa: funcionários foram exonerados e depois não teve prova nenhuma contra eles.

Em entrevistas, Cabral ousou e disse que era menos arriscado mexer com o PCC do que com os ministros supremos. Aff!!!! Cutucou o leão com vara curta. Deu ruim pro Cabral. O Xandão, em pessoa, mandou a Polícia Federal chamá-lo para depor.

Cabral contou que pelo menos um dos auditores, Ricardo Mansano, chegou mesmo a acessar os dados de uma enteada do Gilmar Mendes, de nome Maria Carolina Feitosa (gente, ela nem tem o Mendes). Aí o tal Mansano diz que foi uma burrice, porque ele viu o nome dela no jornal e só queria checar se era esposa de um amigo dele. E detalhe: nem teve vazamento da tal Maria Carolina. Hoje, o auditor foi demitido do cargo de chefia que ocupava.

Outra auditora garante que estava fazendo atendimento no balcão, presencialmente, quando alguém usou o seu computador para acessar uns dados da Vivi. Mas foi só CPF, endereço e situação eleitoral.

Enfim, BRASEW, estou dizendo que o leão está solto.

Enquanto isso, o Mendonça

O terrivelmente supremo André Mendonça assumiu mesmo o caso Master. Já autorizou a Polícia Federal a fazer todo tipo de perícia que precisar e a tomar os depoimentos (o supremo Toffoli tinha restringido tudo isso). Ele manteve o sigilo, mas não aquele ultrassigiloso que o Toffoli estabeleceu. Agora, mais gente tem acesso ao processo. O supremo André ainda deu a ordem de que qualquer nova investigação só vai rolar se antes passar pela sua caneta.

Tixa nas Eleições 2026

Não faltam notícias das eleições hoje.

Em Santa Catarina, a novidade é que Bolsonaro teria determinado que Carluxo e Carol de Toni fossem os candidatos ao Senado. Fritou, assim, o Jorginho Mello, o governador. Explico: Jorginho fez um acordo com o Esperidião Amin, garantindo o apoio de Bolsonaro para que o PP e o União Brasil o apoiassem à reeleição. Amin foi largado à própria sorte, e o PP já nem anda muito afim de apoiar Bolsonaro mesmo, imagina o Jorginho Mello. Enfim, toda essa confusão por conta de que o Carluxo decidiu se lançar candidato em Santa Catarina, que, como todo mundo sabe, é Bolsonaro desde criancinha.

A chapa esquentou no Rio

O Eduardo Paes vai ser candidato a vereador e já fechou com Lula. Aí anunciou hoje sua vice, Jane Reis, irmã de Washington Reis, que é presidente estadual do MDB. E o que o Washington declarou? Que vai pedir voto pro Flavitcho. É o BolsoLula no Rio.

E repararam no Flavitcho?

Quem te viu, quem te vê, hein, Flavitcho? Adeus Golden Shower. Flavitcho está cheio de postagens exaltando o Carnaval, exaltando a maior festa do planeta, combatendo o racismo, abraçando bandeira LGBTQIAPN+ (na verdade, era uma imagem de IA com o 01 ganhando um beijo na bochecha e a bandeira atrás). O Dudu Bolsonaro escreveu: “Vocês já ouviram alguma fala homofóbica de Flávio?”.

E o Hélio Lopes?

O Hélio Lopes é aquele deputado conhecido como Hélio Negão Bolsonaro. Agora ele se candidatou a uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União, dizendo que tem todo o apoio do Bolsonaro. Se segurem. Ou melhor, que o Hugo Motta lute. Para ganhar o apoio do PT na sua eleição para presidente da Câmara frigorífica, Huguito prometeu apoiar Odair Cunha, do PT, para a vaga. Quem não quer a vaga? É vitalícia. E parece que todo mundo quer a vaguinha, e o Huguito vai ter que administrar a galera.

Dino escala

O supremo Dino acabou com a farra dos penduricalhos ilegais do funcionalismo público, que fazem com que a galera tenha salários acima do teto constitucional. Hoje ele fez um remendo na decisão e determinou que, além disso, ninguém pode fazer novas leis que instituam penduricalhos.

Trumpices

E vocês viram que o Trump está de novo ameaçando o Irã???? Já dizem que é questão de dias. Socorro, BRASEW.

Em destaque

TSE avança sobre escândalo Ceperj e coloca mandato de Castro sob ameaça

Publicado em 20 de fevereiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Julgamento no TSE pode derrubar governador do R...

Mais visitadas