domingo, maio 25, 2025

Ex-prefeito e Paulo Afonso, Luiz de Deus morre aos 86 anos

 Foto: Divulgação

Ex-prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus24 de maio de 2025 | 08:07

Ex-prefeito e Paulo Afonso, Luiz de Deus morre aos 86 anos

bahia

O ex-prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, faleceu nesta sexta-feira (23), aos 86 anos, após cerca de 10 dias internado na UTI do Hospital Núcleo Vida, no BTN. Ele enfrentava um quadro de saúde extremamente delicado e acumulava diversas intercorrências médicas ao longo dos últimos anos. Luiz de Deus completaria 87 anos no próximo dia 5 de junho.

No início de 2023, ao solicitar licença do cargo de prefeito, foi protocolado na Câmara de Vereadores um atestado médico que detalhava seu estado de saúde. O documento informava que Luiz de Deus era portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, tremores, declínio cognitivo, episódios de queda e disautonomia — condição que afeta o equilíbrio e o funcionamento do sistema nervoso autônomo. Desde então, passou por várias internações hospitalares, com agravamento progressivo do quadro clínico.

Acompanhado de perto por familiares, como o filho Dr. Celidone de Deus (Lulinha), e pela esposa, Jurandir Tenório Barbosa de Deus, conhecida como Dona Dida, Luiz de Deus foi assistido até os últimos momentos. Ele deixa cinco filhos: Celidone de Deus (Dr. Lulinha), Dra. Carlina de Deus, Paulinho de Deus, Antônio de Deus e Flávia Maria, além de netos e bisnetos.

Natural de Serrão (SE), Luiz Barbosa de Deus nasceu em 5 de junho de 1938. Médico e pecuarista, fez carreira política sólida e duradoura. Foi deputado estadual por quatro mandatos (1995 a 2011), deputado federal entre 2013 e 2014 — assumindo com a eleição de ACM Neto para prefeito de Salvador — e prefeito de Paulo Afonso por três mandatos: 1989-1992, 2017-2020 e 2021-2024, renunciando no final deste último em razão dos problemas de saúde.

Antes da vida política, dedicou-se à medicina e exerceu cargos importantes no Hospital Nair Alves de Souza, onde atuou como chefe da Clínica Cirúrgica, do serviço de Cirurgia, do Serviço Médico Hospitalar e como diretor entre os anos de 1975 e 1985.

PoliticaLivre

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas