terça-feira, maio 27, 2025

Monsenhor José Carvalho morre aos 98 anos

 Monsenhor enfrentava um quadro de infecção respiratória


(Foto: reprodução/rede social)

A Arquidiocese de Aracaju confirmou a morte do Monsenhor José Carvalho de Souza, aos 98 anos, nesta segunda-feira, 26. Figura respeitada da Igreja Católica em Sergipe, o sacerdote dedicou décadas de sua vida à evangelização e à formação religiosa no estado.

“Com pesar, comunicamos o falecimento de Monsenhor Carvalho de Souza, sacerdote fiel e dedicado à missão da Igreja. Sua vida foi marcada pelo serviço, amor ao próximo e compromisso com a fé. Unimo-nos em oração, confiando que Deus o acolha em Seu Reino eterno. Que sua memória siga viva em nossos corações”, disse a Arquidiocese, por meio das redes sociais.

Em março deste ano, a Arquidiocese já havia comunicado que o Monsenhor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, na capital sergipana, devido a um quadro de infecção respiratória.

O Monsenhor José Carvalho deixa um legado de fé e compromisso com a missão da Igreja. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos importantes e também foi fundador e diretor do Colégio Arquidiocesano.

A Arquidiocese deve divulgar, nas próximas horas, informações sobre o velório e o sepultamento.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, lamentou a morte do Monsenhor. “É com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento do monsenhor José Carvalho de Sousa, aos 98 anos. Ele foi exemplo de fé e resiliência e seus ensinamentos inspiraram gerações de sergipanos. Meus sentimentos à comunidade católica, aos familiares, amigos e ex-alunos”.

O senador Rogério Carvalho também falou sobre o assunto nas redes sociais. “Aos 98 anos, ele partiu, deixando um legado de fé, educação e amor ao próximo que marcou profundamente o povo de Lagarto, de Sergipe e de toda a nossa Arquidiocese. Foram mais de cinco décadas à frente do Colégio Arquidiocesano, formando gerações com valores sólidos e compromisso com a verdade. Mas, para mim, ele foi mais do que um educador ou um sacerdote exemplar — foi referência de vida, de espiritualidade e de firmeza ética. A dor da perda é imensa. A saudade será eterna. Que Deus o acolha com a mesma serenidade e amor com que ele conduziu tantos de nós em sua missão. Hoje, Sergipe perde um gigante. E a família Carvalho, um mestre, um conselheiro, um segundo pai. Descanse em paz, meu tio. Seu legado viverá, para todo o sempre, em todos nós”.

Trajetória

Natural de Lagarto, a 76 km de Aracaju, José Carvalho de Souza nasceu em 24 de novembro de 1926 e construiu uma trajetória marcada por relevante atuação religiosa, educacional e cultural em Sergipe. Foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação, cônego catedrático do Cabido Metropolitano da Arquidiocese de Aracaju e diretor-presidente da Rádio Cultura de Sergipe. Também presidiu a Associação de Rádios, Televisão e Jornais do Estado de Sergipe (ASSERT).

Reconhecido nacionalmente, tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História de São Paulo. Em 2002, recebeu o título de monsenhor, concedido pelo Papa João Paulo II, a pedido de Dom José Palmeira Lessa, então arcebispo de Aracaju.

Por Verlane Estácio

INFONET

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas