MATÉRIA CRÍTICA – A VOZ DOS SEM VOZ EM JEREMOABO
Neste espaço que sempre se colocou como a vez dos sem voz, não há espaço para o silêncio diante da omissão, da conivência e da má gestão. Quando os representantes do povo, os vereadores de Jeremoabo, preferem perder tempo "discutindo o sexo dos anjos" — expressão que ilustra bem a inutilidade de certos debates estéreis — em vez de agir com seriedade e compromisso, quem perde é o povo.
O que se espera de um vereador é que ele fiscalize o Executivo, proponha soluções para os problemas da cidade e sirva de ponte entre o povo e o poder público. Infelizmente, o que se tem visto é uma atuação decorativa, quando não cúmplice, diante de uma série de escândalos e omissões administrativas.
Vamos aos fatos: onde estão os ripões e mourões que desapareceram do Parque de Exposições? Dinheiro público escorrendo pelo ralo da impunidade. Não há justificativas plausíveis, muito menos responsabilização. E o silêncio da Câmara é ensurdecedor. O povo exige respostas.
E quanto ao trânsito caótico, que todos enfrentamos diariamente? Cadê os projetos, os debates públicos, as audiências, as soluções? A cidade precisa de planejamento urbano, e não de promessas vazias.
Falemos também da taxa abusiva de esgoto: existe lei aprovada, mas onde está a aplicação? Qual a providência concreta para coibir essa cobrança escorchante? Os vereadores estão a serviço do povo ou das empresas?
E as quentinhas superfaturadas? Um escândalo que virou piada nos corredores da cidade. Comida de péssima qualidade a preços absurdos. Houve investigação? Houve punição? O povo quer saber.
Não menos grave é a tentativa absurda e autoritária de apagar a história da cidade, como bem pontua um cidadão jeremoabense em mensagem enviada a este blog — que, por ética, não terá seu nome revelado:
" Para mim será sempre Escolas Reunidas Cel João Sá e o aniversário de Jeremoabo 06 de julhoAcho um absurdo esses vereadores que não são daqui fazer uma coisa dessas e o nosso povo deixarSe permanecer assim vão mudar até o nome da cidadeGostei de sua matéria." (SIC)
A indignação ecoa nas ruas e encontra ressonância neste espaço que não se cala diante das injustiças. A tentativa de mudar o nome das Escolas Reunidas Cel. João Sá e alterar datas históricas não é apenas um desrespeito à memória de quem construiu Jeremoabo, mas também um golpe covarde na identidade do nosso povo.
Está mais do que na hora da Câmara Municipal de Jeremoabo justificar sua existência. O povo não aguenta mais , vereadores que pensam apenas em empregos para parentes ou em projetos pessoais. Chegou o momento de romper com esse ciclo de omissão, corrupção e faz-de-conta.
Este blog segue firme, sendo trincheira da verdade e da resistência, para que o grito dos esquecidos e a revolta dos que amam esta terra não sejam abafados.
Jeremoabo merece mais. E nós não vamos nos calar.