em 10 out, 2024 3:20
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Uma situação alarmante tem gerado grande preocupação entre os moradores da Coroa do Meio. Uma casa localizada na Rua Gervásio Araújo de Souza, ocupada por apenas um morador, está em estado de abandono e cercada por lixo, o que tem favorecido uma infestação de escorpiões na área. Os vizinhos relatam que o morador aparenta ter transtornos mentais, o que dificulta ainda mais a resolução do problema.
Apesar das diversas denúncias enviadas à Vigilância Sanitária do município, o órgão afirmou que a questão não é de sua responsabilidade. Os moradores, inconformados com a resposta, cobram uma ação imediata das autoridades. “Se não é da competência da Vigilância Sanitária, algum outro órgão municipal precisa intervir. O que não pode é essa situação continuar assim, colocando em risco a vida do morador e de toda a vizinhança”, declarou um dos residentes.
As imagens registradas no local evidenciam o acúmulo de lixo e o abandono da residência, condições que aumentam o risco de proliferação dos animais peçonhentos. A comunidade exige uma intervenção urgente para evitar que a situação piore e se torne uma ameaça ainda maior à saúde pública.
Com a palavra a Prefeitura Municipal de Aracaju
Exatamente há um mês, Alexsandro Souza Santos Soares, morreu num acidente de trânsito envolvendo um caminhão e a moto que conduzia, na estrada do Abaís, como é conhecida a SE-470. Ele retornava de Aracaju com destino a Estância, voltando para casa depois de um dia de trabalho. O acidente foi próximo a uma granja e a suspeita, incialmente, inclusive da polícia, era que o caminhão pertencia a essa empresa ou prestava serviço. O caminhão se evadiu, mas deixou rastros. O delegado Erico Xavier que investiga o caso chegou a informar a família que o motorista do caminhão iria se apresentar para prestar depoimento, pois um advogado teria contactado informando que iria levar o cliente à delegacia para ser ouvido. Passados uns dias a amnésia se abateu sobre a polícia, agora informa a família que não sabe mais de nada. Tomara que os ovos de ouro da galinha de asas brancas não tenha causado problemas na memória investigativa. A família pretende recorrer ao Ministério Público estadual e tentar a Defensoria Pública para acompanhar o caso. A família também pede para quem tem alguma informação ligar para o Disque-Denúncia (181).
Boiada na Rodovia estadual Inácio Barbosa, antiga Sarney, Orla Sul de Aracaju: autoridades, entre elas o MPSE anunciaram providências, mas o dono da Boiada é Superior a todos e a tudo. Nem mesmo o nome do meliante é divulgado. Se fosse um pobre coitado já estava com a cara na mídia, mas é Alguém Grande. Estão esperando morrer alguém importante, porque se for um “ zé ninguém” fica tudo no mesmo. A foto é de ontem, 09, por volta das 16h, numa área onde tem vários condomínios e é entrada para os turistas que vêm da Bahia.
Pífias votações: Gilmar Carvalho, Gordinho do Povo, Gleice Queiroz, Amorosa, delegado Paulo Márcio, professor Ludwig… E as eleições em Aracaju estraçalharam alguns que pensavam que tinham carisma e seguidores suficientes para se elegerem para um mandato no legislativo. Gordinho do povo que tem milhares de seguidores no Instagram teve apenas 1.708 votos. O ex-deputado Gilmar Carvalho minguados 329 votos. E a jornalista Gleice Queiroz que apareceu do ano passado para cá como baluarte da seriedade e oposição ao governo estadual – onde estava nos verões passados? – 497 votos. E foi muito porque o jornalista Ricardo Marques arregaçou as mangas de camisa pedindo votos para ela. E Amorosa, que até pouco tempo comandava a fundação cultural? 467 votos. E o professor Ludwig adorador de Bolsonaro na frente do 28º BC? 473 votos. Delegado Paulo Márcio, 114. Como dizia o eterno Osmário: Arrepare!
Em entrevista a TV Sergipe, Sérgio Reis, prefeito eleito de Lagarto informa que já apresentou equipe de transição Ontem, 9, ao ser entrevistado pela jornalista Susane Vidal, no teljoenral SETV 1ª edição, da TV Sergipe, o prefeito eleito de Lagarto, Sérgio Reis reformou os compromissos assumidos na campanha e anunciou que ontem mesmo apresentou o ofício na Prefeitura apresentando os nome que compõe um grupo de trabalho para a transição. “Que seja uma transição pacifica e dentro da legalidade para que possamos conhecer os projetos e ações e como estão funcionando todas as pastas” disse, lembrando que Lagarto hoje tem um novo jeito de fazer política com respeito a todos.
Saúde será prioridade Sérgio Reis enfatizou que a prioridade principal será a saúde pública uma promessa dele na campanha. “Meu primeiro ato será assinar a construção de uma UPA 24 horas. Vamos fazer também mutirão para acabar com a fila de exames atrasados, assistências as mães que necessitam de neuropediatras e psicólogos para suas crianças autistas, medicamentos e ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde”, disse.
Servidores e educação O prefeito eleito de Lagarto disse que se comprometeu com os servidores de que nos seis primeiros meses mandará um projeto criando o PCC (Plano de Cargos e Salários) para reajustar os salários que estão sem reajuste desde 2021. Sérgio informou que a área de educação também terá uma atenção especial com o pagamento do piso do professor e programas para incentivar o retorno de muitos as salas de aula já que Lagarto configura hoje na média populacional entre as 3 piores com alto índice de analfabetismo. “Vamos investir maciçamente na qualificação dos professores para mudar essa realidade”, garantiu afirmando também que pretende construir 5 novas creches para dar a oportunidade para as mães irem para o mercado de trabalho através de cursos propiciados pela própria Prefeitura.
Associativismo e agroindústria Sérgio Reis disse que na área da agricultura será um técnico com conhecimento e relacionamento em todas as esferas para que possa implantar ações que mudem a atual realidade como, por exemplo, de Lagarto ser um grande produtor de legumes e verduras, mas vai para Itabaiana e retorna mais caro para os lagartenses. O prefeito eleito disse que quer incentivar a compra da merenda escolar no próprio município para fortalecer toda cadeia. Além disso serão construídas duas agroindústrias, uma no povoado Colonia Treze (produção de mel) e outra na divisa dos povoados Brasília/Jenipapo para cítricos.
“Cresci e amadureci” Sérgio disse que aprendeu muito durante todo este tempo e foi deputado muito jovem. “Sérgio aprendeu com a dor, a dialogar e comecei a entender como funciona a política e respeitando a todos comecei a construir pontes e estes laços me deram credibilidade para receber apoios até de adversários políticos que sempre tivemos uma boa relação pessoal e foram fundamentais na nossa eleição”, registrou lembrando que tem uma excelente relação com o governo do Estado, com a bancada federal e empresários que podem ajudar no desenvolvimento de Lagarto.
Compromisso O governador Fábio Mitidieri sancionou duas leis aprovadas no mês de setembro na Assembleia Legislativa. A primeira trata da Lei do CMais Cuidar, uma iniciativa que demonstra o comprometimento do Estado com a proteção à infância e o acolhimento de crianças e adolescentes órfãos de vítimas de feminicídio. A partir desta legislação, o governo amplia o Programa Cartão Mais Inclusão, oferecendo suporte social, jurídico e psicológico, além de um auxílio mensal de R$ 500,00 até a maioridade. Esta ação é um passo crucial para garantir que os jovens em situação de vulnerabilidade recebam o apoio necessário para superar traumas e construir um futuro digno.
Compromisso II A segunda Lei é um marco histórico para a equidade de direitos no serviço público, sendo Sergipe o primeiro estado do país a implementar. “Uma Lei que é pioneira no Brasil: a de proteção à maternidade das servidoras públicas, que amplia por 180 dias, por exemplo, a licença maternidade de mães adotivas e casais homoafetivos, assim como assegura que não haja nenhum tipo de prejuízo à carreira das servidoras licenciadas. Então é uma série de conquistas que eram pautas históricas das servidoras públicas e que atendemos hoje”, especificou Fábio Mitidieri.
OAB/SE apresentará amanhã, 11, a empresa que conduzirá as eleições on-line da seccional Este ano, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) realizará a eleição para escolha da sua diretoria e conselheiros, para o triênio 2025-2027, de forma 100% on-line. E para explicar como irá funcionar o processo eleitoral e dirimir as dúvidas da advocacia, a Ordem fará a apresentação pública da empresa que conduzirá as eleições online da OAB/SE em 2024. Amanhã, 11, às 10h, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), representantes da Webvoto, empresa contratada para conduzir as eleições on-line, irão explicar como será o processo e todas as medidas de segurança para garantir a lisura, confiabilidade, imparcialidade e veracidade da eleição.
Apresentação do processo eleitoral e sanar dúvidas O presidente da Comissão Eleitoral Seccional da OAB/SE, Antônio Eduardo Menezes Oliveira, convida a advocacia, a sociedade e a imprensa a participarem da apresentação para entender como se dará o processo eleitoral da OAB/SE e sanar as dúvidas que existam sobre a eleição on-line. “Esse é um momento importante para a OAB/SE que está modernizando seu processo eleitoral, deixando a eleição mais célere, democrática, inclusiva e segura. O novo sempre traz dúvidas e questionamentos, por isso, a importância de apresentarmos a empresa contratada, uma empresa homologada pelo Conselho Federal, com experiência comprovada nesse tipo de processo. Nosso objetivo é que a empresa explique à advocacia e à sociedade sergipana como será todo o processo eleitoral e todas as medidas de segurança adotadas para garantir a integridade da eleição”, explica.
Outros Estados A eleição on-line já aconteceu em outras cinco seccionais (Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) em 2021, utilizando o sistema da Webvoto. E este ano, o mesmo sistema será utilizado em 14 seccionais, dentre elas São Paulo, Minas Gerais e novamente o Distrito Federal.
Eleição No próximo dia 19 de novembro, a advocacia sergipana vai eleger para os próximos três anos a diretoria da OAB/SE, os conselheiros seccionais titulares e suplentes, os conselheiros federais por Sergipe e os dirigentes da CAASE. Em uma eleição online, o processo ocorre remotamente através de uma plataforma de votação virtual. Os advogados e advogadas poderão votar de qualquer lugar, através do seu tablet, celular ou computador conectado à internet. O voto online conta com sistema de segurança, com fatores avançados de autenticação e, assim como as urnas eletrônicas, é protegido por assinatura digital e criptografia, o que impede qualquer tentativa de invasão e corrupção.
WebVoto Webvoto é uma empresa brasileira, com mais de 10 anos de mercado, especializada em votação eletrônica de diversas instituições e órgãos de classe, a exemplo de outros Conselhos Seccionais da OAB, Conselho Federal de Medicina, Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Contabilidade, operadoras de planos de saúde, entre outras instituições.
Pavimentação Mais de 1 milhão de metros quadrados de pavimentação foram executados em 55 municípios sergipanos pela gestão Fábio Mitidieri, abrangendo tanto a cobertura asfáltica quanto a granítica. Essas obras, realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), representam um compromisso do governo em dar mais dignidade às pessoas. Além disso, Fábio autorizou novas obras que, somadas às que já estão em andamento, ultrapassam a marca de 1,5 milhão de metros quadrados de pavimentação. Esses esforços são frutos de um investimento superior a R$ 183 milhões, refletindo a determinação do governo em promover melhorias concretas na qualidade de vida dos cidadãos.
INFONET