quarta-feira, março 13, 2024

Reunião termina em confusão e presidente se omite, alegando regimento interno desatualizado, mas clima segue tenso

 


Varias pessoas estão enviando mensagens informando que o presidente da Câmara não irá tomar qualquer providência a respeito da degradação moral que aconteceu ontem na Câmara Municipal de Jeremoabo alegando que não poderia fazer nada sobre o assunto, já que o Regimento Interno encontra-se desatualizado; não sei se procede essa infromação já que não falei com o presidente, messmo assim pergunta-se: será que o art.30 do RI foi revogado?

A Câmara Municipal de Jeremoabo - Bahia mais uma vez foi palco de um lamentável episódio na noite de ontem (12/03), quando dois vereadores quase chegaram às vias de fato durante uma acalorada discussão. A sessão, que já transcorria em clima tenso, teve seu ápice quando os vereadores Neto Crispim e Eriks Varjão se exaltaram e partiram para cima um do outro.

Segundo relatos de presentes, a discussão teve início após o nome do finado pai do vereador ser citado desrespeitosamente pelo parlamentar. A troca de ofensas verbais rapidamente se intensificou, e os dois vereadores se levantaram de seus lugares, partindo um em direção ao outro.

Felizmente, outros vereadores e servidores da Câmara intervieram a tempo de evitar uma briga física. No entanto, o clima na Casa Legislativa permaneceu tenso durante o restante da sessão.

Omissão do presidente:

O presidente da Câmara, Kaká de Sonso foi duramente criticado por sua postura diante da confusão. Ao invés de tomar medidas para apaziguar a situação, o presidente se limitou a alegar que o Regimento Interno da Casa está desatualizado e, por isso, nada poderia ser feito.

Tal omissão é inaceitável, pois o Regimento Interno, ainda que desatualizado, não é a única lei que rege o comportamento dos vereadores. A Lei de Crime de Responsabilidade, por exemplo, poderia ser aplicada para punir o envolvido agressor na confusão.

Falta de decoro:

O episódio de ontem demonstra a falta de decoro e compromisso com o decoro parlamentar por parte dos envolvidos. A Câmara Municipal é um espaço de debate e deliberação, e não um ringue de luta.

A população de Jeremoavbo merece ser representada por vereadores que se comportem de maneira responsável e respeitosa. É urgente que medidas sejam tomadas para evitar que cenas como a de ontem se repitam.

Palavras-chave para pesquisa:

  • Briga na Câmara Municipal
  • Vereadores se atracam
  • Omissão do presidente
  • Regimento Interno desatualizado
  • Lei de Crime de Responsabilidade
  • Falta de decoro

Em destaque

MP junto ao TCU pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais

  MP junto ao TCU pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais Por  Renan Monteiro / Estadão Conteúdo 31/01/2026 ...

Mais visitadas