Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, março 24, 2024

Audiência de Conciliação prevê construção de novo hospital que substituirá o HNAS além de aumento de aporte pela União ao município

 Paulo Afonso - Bahia 22/03/2024


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso – ASCOM/PMPA



Divulgação

 “Este é um momento histórico, porque estamos cuidando do bem mais precioso que é a saúde pública. Esse acordo era algo inimaginável e hoje estamos aqui  com diversos representantes com um único objetivo. Parabenizo ao Juiz Paulo Pirôpo pela sua proatividade”. Essas foram as palavras proferidas pela Desembargadora Federal e Coordenadora do Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Maria do Carmo, durante Audiência de Conciliação sobre a gestão do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), realizada na manhã desta sexta-feira (22).

Após as colocações pelos entes envolvidos, ficou estabelecido no acordo que haverá a construção de um novo hospital pelo Governo do Estado, substituindo o HNAS, onde a gestão passará a ser da Ebserh na nova unidade. A União se comprometeu em analisar o aumento do repasse financeiro para o custeio atual do Nair, que será gerido pela Prefeitura até que o novo esteja concluído. Ainda ficou estabelecido que o Governo do Estado buscará junto a Eletrobrás Chesf complementação do valor para execução do projeto para este novo hospital.

Conduzida pelo Juiz Titular da Justiça Federal em Paulo Afonso, João Paulo Pirôpo, a audiência de conciliação contou com a presença de representantes da Prefeitura, Ebserh, Univasf, Eletrobrás Chesf, União e Estado em ato realizado de formato híbrido, com participação presencial e on-line. Da gestão municipal estiveram participando o prefeito em exercício, Marcondes Francisco; o Procurador Municipal Igor Montalvão e o secretário de Saúde, Alexei Vinícius.

O procurador Igor Montalvão frisa que este é um momento histórico para o município e explica como será o custeio até a construção do novo hospital. “É uma luta longa que se arrasta desde 2019 no Poder Judiciário e ao longo do tempo o município tentou por diversas vezes esse acordo e após a última provocação foi viabilizada essa composição, então quem ganha é a sociedade. Após esse acordo enxergamos um futuro para a saúde de Paulo Afonso e a partir da construção de um Hospital novo por parte do Governo do Estado com o apoio da Ebserh, da Eletrobrás Chesf, União, Univasf e Prefeitura de Paulo Afonso. Até que o novo hospital seja construído, a gestão fica com o município de Paulo Afonso, como já vinha acontecendo, mas com compromisso por parte da União de aumentar o repasse financeiro para ajudar neste custeio”, ressaltou.

O prefeito em exercício Marcondes Francisco, também expressou a sua alegria após a audiência. “Estamos muito felizes, é um momento histórico para nosso município; é o resultado da nossa luta que fomos para Brasília, estivemos com o Ministro da Educação, com o presidente da Ebserh, e agora temos esse resultado. É uma luz para que possamos respirar, uma vez que disponibilizamos cerca de R$ 4 milhões mensais para o custeio do Nair, um hospital porta aberta que atende a municípios dos Estados vizinhos. Acho que é uma grande vitória para todos”, fala. 

O Juiz João Paulo Pirôpo, que foi bastante elogiado pelos participantes por ter viabilizado a Audiência de Conciliação, falou sobre o momento histórico vivenciado por Paulo Afonso. “A Audiência de hoje e o acordo foi um momento histórico para Paulo Afonso. Nós conseguimos congregar município de Paulo Afonso, Estado da Bahia, União, Ebserh, Univasf, Ministério Público Federal, todos com o propósito em comum, de melhorar a saúde pública, de dar a Paulo Afonso um novo hospital universitário e conseguimos transformar ideia e colocar no papel compromissos importantes que vai possibilitar a concretização deste sonho da população pauloafonsina”.  

Durante a reunião, o secretário Alexei falou sobre o que foi discutido durante a última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), onde o município poderá ter o aumento do aporte pela União.  “Já foi aprovado na CIB o aumento da nossa média e alta complexidade e essa é uma forma de repasse financeiro que pode chegar ao aumento de 100%, ou seja, vai dobrar o repasse que a União faz ao município para que possa ajudar  a custear o Nair até que o novo hospital seja concluído”, falou. 

A Audiência de Conciliação é fruto do peticionamento do Município no Processo Judicial que moveu contra a EBSERH e UNIVASF, de nº. 1005975-59.2021.4.01.3306, após audiência no Ministério da Educação.  A solicitação da designação de uma audiência de conciliação, como forma de concretizar um acordo, foi atendida pelo Juiz João Paulo Pirôpo, realizada nesta sexta-feira (22).

https://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=23882

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas