Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, abril 06, 2023

Lula questiona meta de inflação, mas sem defender que Campos Neto saia do BC


Com toda a pompa, um café da manhã com os jornalistas

Igor Gadelha e Victoria Abel
Metrópoles

O presidente Lula questionou nesta quinta-feira (6/4), em café da manhã com jornalistas, a meta de inflação no Brasil e voltou a criticar a taxa de juros no país, o qual chamou de “humanamente impossível”.

“Não sei se foi a partir de algum de vocês (jornalistas), mas esses dias eu li uma frase que eu não sei se foi dita pelo presidente do Banco Central que, para atingir a meta de 3%, precisaria de juro de 20%. Não sei se foi verdade isso, mas, no mínimo é uma coisa, não razoável. Porque se a meta (de inflação) está errada, muda-se a meta”, afirmou Lula.

META DE VIDA – Lula comparou a meta de inflação a uma meta de vida. “Se você tem alguém que estabelece uma meta e não vai cumprir, é como você estabelecer meta para sua vida e sabe que não vai cumprir”, simplificou.

Hoje, a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CNM) para 2023 é de 3,25%, podendo oscilar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

A meta é utilizada pelo Banco Central como um dos o parâmetros para definir a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano, uma das mais altas do mundo.

TROCA NO BC – Apesar das divergências com a política monetária do Banco Central, Lula sinalizou que não vai defender a saída do presidente da entidade, Roberto Campos Neto, como alguns petistas têm pedido, com insistência. “Não vou ficar brigando com o presidente do Banco Central. Ele tem mais dois anos de mandato, quem escolheu ele foi o Senado, daqui a dois anos discutimos mudança”, disse Lula.

Lula afirmou que, após retornar de sua viagem à China na próxima semana, o governo discutirá uma “política de crédito” no Brasil para diferentes setores.

“Vamos ter que discutir com muita clareza, quando eu voltar da China, a política de crédito para pequeno e médio empreendedor, para as cooperativas, para o agronegócio, pequenos e médios empresários, pequeno e médio agricultor”, disse.

GUERRA NA UCRÂNIA – O presidente disse também que a guerra entre Rússia e Ucrânia “já passou da conta”. E está “convencido” que os dois países estão esperando apenas que um ator externo os chame para negociar um acordo de paz e defendeu que as duas nações precisam ceder.

“O (Vladimir) Putin (presidente russo) não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez não se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, vai ter que repensar. O Zelensky (presidente ucraniano) não pode também querer tudo que ele pensa que vai querer. A Otan não vai poder se estabelecer na fronteira.”, afirmou.

Lula ressaltou que, na viagem que fará a China, pretende conversar com o presidente Xi Jiping para construir um grupo que negociará a paz. “Agora está começando a se ter a conversa que deveria ter sido feita um ano atrás”, disse.

ERRO ESTRATÉGICO – O presidente brasileiro avaliou que houve um erro estratégico dos Estados Unidos e países da União Europeia de terem entrado na guerra entre Rússia e Ucrânia, sem antes esgotar as negociações pela paz.

“O Brasil defende a integridade territorial de cada nação. Não concordamos com a invasão da Rússia na Ucrânia. Agora, nós achamos que o mundo desenvolvido, sobretudo a União Europeia e os Estados Unidos, não poderia ter aceitado entrar na guerra da forma como entraram, com rapidez, sem antes gastar muito tempo tentando negociar. E negociar a paz é muito complicado”, afirmou Lula, na entrevista coletiva.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Caramba! Depois de afirmar que “os livros de Economia estão superados e é preciso criar uma nova mentalidade”, Lula deu uma recueta. Será que enfim caiu na real? Ou apenas pretende discutir suas teorias econômicas com os chineses, antes de voltar a apresentá-las no Brasil? Não se sabe a estratégia de Lula, até porque os conhecimentos que ele parece ter sobre economia são surpreendentes e revolucionários. Quanto à Ucrânia, podemos ficar tranquilos. Lula vai conseguir a paz com a maior facilidade, numa conversa tomando cerveja, conforme já antecipou. (C.N.)

Em destaque

Sem Bolsonaro na disputa, Tarcísio é o mais cotado para enfrentar Lula

Publicado em 11 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Por enquanto, Tarcísio ainda nem fala em candidat...

Mais visitadas