quinta-feira, dezembro 08, 2022

Por causa da cirurgia, Lula corta bebida e ouve recomendações para poupar a voz


Lula defende ajuste fiscal que contemple saúde, educação e transporte

Lula sabe que agora precisa falar e beber menos

Sérgio Roxo
O Globo

A cirurgia na garganta realizada há duas semanas tem alterado a rotina das reuniões políticas realizadas pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O petista tem falado menos, segundo interlocutores, e cortou totalmente o consumo de bebida alcoólica.

De acordo com pessoas próximas, o presidente eleito sabe que, mesmo quando estiver totalmente recuperado da cirurgia, só poderá beber de vez em quando, por recomendação médica.

FALANDO MUITO – A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, também tem tentado conter o marido para que ele não fale tanto.

— Lula Disse que a mulher dele está brava porque ele continua falando muito. Tem que parar de falar — contou o deputado Paulinho da Força (SP), presidente do Solidariedade, que participou de reunião com Lula na terça-feira.

O presidente eleito se submeteu no dia 20 de novembro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, a uma cirurgia para a retirada de uma leucoplasia (lesão) nas cordas vocais. O procedimento durou 40 minutos e foi supervisionado por dois cirurgiões.

PLACAS BRANCAS – A leucoplasia é o desenvolvimento de manchas ou placas brancas principalmente nas pregas vocais, mas também podem aparecer na região da laringe. Essas lesões são consideradas pré-malignas. No entanto, a evolução para um câncer ocorre em menos de 20% dos casos.

Lula fez no último domingo um exame em São Paulo. O exame, diz boletim médico, “se mostrou dentro da normalidade”.

BOA RECUPERAÇÃO – Em entrevista na última sexta-feira, o presidente eleito falou sobre o andamento de sua recuperação. “Acho que tá boa a garganta. Eu tenho feito teste. Hoje mesmo eu falei pelo zoom com minha fonoaudióloga e ela diz que a garganta tá melhorando. Tem pessoas que fizeram a mesma cirurgia e ficaram um mês sem falar. Eu não fiquei um dia sem falar” — afirmou.

Lula referiu-se a uma “ajuda divina” na rapidez de sua recuperação. “Eu estou comendo de tudo. Não tem problema. Eu me engasguei menos do que habitualmente as pessoas se engasgam, sobretudo, com água. É interessante como a gente se engasga com água. E eu aprendi a tomar água diferente, tomar água devagar, mas eu vou ficar bem. Eu preciso da minha voz para governar esse país — finalizou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Falar menos não deve ser um sacrifício para quem nada tem a dizer. Mas deixar de beber vai ser uma luta titânica que requer uma força de vontade absurda, para um homem como Lula. (C.N.)


Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas