Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 03, 2022

Para espantar o golpismo, Lula se reúne com Biden antes mesmo de tomar posse

Publicado em 3 de dezembro de 2022 por Tribuna da Internet

 (crédito: Anna Moneymaker/Getty Images/AFP)

Jack Sullivan, conselheiro de Biden, vem se entender com Lula

Rosana Hessel
Correio Braziliense

A Casa Branca confirmou oficialmente, nesta sexta-feira (2/12), a viagem ao Brasil do conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, e de funcionários do Departamento de Estado na próxima segunda-feira (5/12), para encontros com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O comunicado, no entanto, não cita o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os representantes do governo do democrata Joe Biden virão à Brasília para se reunirem com representantes do governo Bolsonaro e com membros do novo governo.

SULLIVAN EM BRASÍLIA – “O conselheiro Sullivan se reunirá com o secretário de Assuntos Estratégicos do Brasil, almirante Flávio Rocha, o presidente eleito Lula da Silva e o senador Jaques Wagner”, disse porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, Adrienne Watson, no comunicado.

Segundo a porta-voz, durante as reuniões, “o conselheiro discutirá como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar trabalhando juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar, promovendo a inclusão e a democracia e gerenciando a migração regional”.

Na reunião com Lula, Sullivan ainda pretende formalizar o convite de Biden para que o presidente eleito se encontre com o chefe de Estado da maior potência do planeta antes mesmo da posse, de acordo com fontes do governo dos EUA.

APÓS A DIPLOMAÇÃO – O presidente eleito disse que pretende viajar a Washington para se encontrar com Biden ainda neste mês, após a diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antecipada para o próximo dia 12. A posse do novo presidente será no dia 1º de janeiro de 2023.

“Os encontros seguem o acertado na ligação do presidente Biden com o presidente eleito Lula em outubro de 2022, quando o presidente se comprometeu a manter canais de comunicação abertos entre os dois países durante a transição”, acrescentou a funcionária da Casa Branca.

Admirador do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, Bolsonaro demorou mais 30 dias para reconhecer a vitória de Biden nas urnas, em 2020, um dos maiores erros diplomáticos cometidos por ele e que afastou o Brasil do segundo maior parceiro comercial.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Enquanto Bolsonaro queima os últimos cartuchos para forçar um golpe de estado, Lula opera em sentido contrário. A ida a Washington antes da posse é uma manobra extremamente estratégica. Como salientou Augusto Tomazini em recente artigo aqui na Tribuna, “não se pratica golpe militar no Brasil sem as bênçãos do Comando Sul dos Estados Unidos (USSouthCom) e da Otan”, acrescentando que “os recados enviados pela Casa Branca foram vários e bem claros contra esta hipótese”. De fato, o encontro com Biden é uma jogada de mestre de Lula(C.N.)

Em destaque

Explosão em frente ao STF: reflexos da polarização ideológica e política no país

Publicado em 15 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Episódio fatídico comprova que Brasília continua...

Mais visitadas