quarta-feira, dezembro 07, 2022

Manifestações assustam parlamentares do centro e favorecem aprovação da PEC

Publicado em 7 de dezembro de 2022 por Tribuna da Internet

Caminhões queimados em ato golpista bloqueiam rodovia em MT

Parlamentares do centro quer colocar um fim no “golpismo”

Denise Rothenburg
Correio Braziliense

A presença de manifestantes à frente dos quartéis e as dúvidas que alguns setores mais radicais tentam levantar sobre a posse de Lula ajudam na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição da Transição, ou fura-teto. A ideia de muitos congressistas — e que começa a se cristalizar nos partidos de centro — é passar uma mensagem de tranquilidade ao país e de apoio ao presidente eleito, fortalecendo a posição em defesa da democracia.

Assim, dizem alguns, será possível arrefecer movimentos favoráveis à ruptura institucional.

CONTER O GOLPISMO – Os partidos de centro veem essa necessidade de aprovação da PEC para conter o golpismo. Porém, isso não significa aprovar o texto da PEC do jeito que está.

A aposta hoje é de que Lula conseguirá um prazo de dois anos de valores fora do teto, conforme foi aprovado ontem na  Comissão do Senado, com valor de R$ 145 bilhões. Será o tempo para o governo definir uma nova âncora fiscal.

Integrantes da equipe de transição têm dito aos parlamentares que, quanto mais programas sociais fora do teto de gastos, mais sobrarão recursos para as emendas. A ideia é ver se, assim, a turma se convence da necessidade de aprovar o texto tal como foi apresentado, sem redução de valores.

PROBLEMINHA – Só tem um probleminha: o caixa é o mesmo, ou seja, ficar dentro ou fora do teto pode até facilitar a vida do governo, no sentido de evitar “pedaladas” como a da ex-presidente Dilma Rousseff. Mas isso não aumentará o volume de dinheiro no cofre.

Nos próximos dias, além de negociar a PEC, Lula aproveitará para dizer aos petistas que é hora de segurar o apetite. Mais à frente, quem sabe, haja mais espaço

Mas Lula estaria a cada dia mais convencido de que o ex-deputado, ex-senador e ex-ministro Aloizio Mercadante é o nome para a articulação interna do governo. Falta definir se esse trabalho será feito pela Casa Civil. Se essa for a ideia, é lá que Mercadante estará.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A notícia sobre Mercadante é surpreendente. Lula nunca gostou dele, apenas o suporta. Se Mercadante for nomeado para a Casa Civil, é um milagre de Natal.  E podemos até lembrar a famosa indagação de Machado de Assis:” “Mudaria o Natal, mudei eu ou foi Lula quem mudou?” (C.N.)

Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas