" Vivemos um momento difícil no cenário político brasileiro, onde a corrupção está presente nas três esferas de governo, seja no Legislativo, Executivo ou no Judiciário. A população está desacreditada em face de tantos escândalos. Porém, temos que deixar claro que não são somente os políticos que se acham envolvidos em corrupção. Existem pessoas de todas as classes, tanto do Poder Público ou da Iniciativa Privada.
A despeito disto e, infelizmente, qualquer tipo de corrupção que assola nosso País, recai primordialmente na figura do político, e pasmem senhores, o mais atingido é o Vereador. Seja este Vereador membro de uma Câmara Municipal de cidade de pequeno, médio ou grande porte, sempre é o Vereador o culpado. E por quê? Será que é por falta de informação da maioria da população, que não conhece o verdadeiro papel do Vereador? Ou porque o Vereador é visto como menor na estrutura política brasileira, quando, na verdade, este agente público deveria ser mais demandado? Não no sentido do clientelismo, mas pela possibilidade de contribuir na solução dos graves problemas que se avolumam nas cidades brasileiras. Ou será que é por falta de qualidade desses mesmos Vereadores? (Mario José Galavoti - https://jus.com.br/).
No seu primeiro mandato. já deu para o prefeito Deri do Paloma entender que não conseguirá passar o rolo compressor contar os vereadores da oposição, inclusive apelando para a opinião pública encobrir os seus desmandos porque não colará.
“A eleição acabou agora cada vereador da situação e oposição tem que ficar onde o povo o colocou.
Como nenhum vereador da situação irá denunciar os desmandos do gestor, irei ater-me a tecer comentários a respeito dos vereadores da oposição, pois se a população escolheu que estivessem na oposição, que cumpram com dignidade, sem medo e com responsabilidade, permanecendo onde o povo o colocou.
Em Jeremoabo o grupo composto de 7(sete) vereadores da oposição, não é para ser oposição por ser oposição, mas O objetivo do grupo é qualificar o debate no Legislativo e possibilitar que os parlamentares cumpram melhor o papel de fiscalizador do Executivo municipal, isso é o que dignifica um partido para continuar trabalhando em benefício do povo e do município de forma competente e independente.
É dever do prefeito entender o que significa uma oposição coerente e qualificada, isso porque ser oposição não significa ser contra todas as propostas que cheguem do Executivo, mas fiscalizar as ações para que sejam assertivas.
"Na nossa democracia o papel da oposição é sempre o papel do vereador, basicamente, que é fiscalizar os atos dos nossos governantes e a Prefeitura. E atuar, principalmente, como agente capaz de aperfeiçoar as posições de governo, levantando todas as demandas e insatisfações da população e de certa forma ajudar o governo a errar menos e administrar um pouco melhor"; não fazendo parte de grupelhos, ou coro com jogo de interesses individualizados, mas colocando a cidade de Jeremoabo acima de qualquer coisa. Os benefícios positivos que devem ser feitos sempre voltados ao bem da nossa cidade".
Na realidade o principal papel do vereador é ser o fiscal do dinheiro público, é ver se os recursos estão sendo bem aplicados, é ver se as contas públicas (as receitas (os dinheiros que chegam a prefeitura) e as despesas (gastos feitos durante a gestão)) estão sendo bem feitos. A Câmara tem por obrigação ser independente pois ela que julgará se as informações, os gastos estão corretos e caso haja alguma dúvida ela que poderá afastar o prefeito, temporariamente ou definitivamente, após a investigação feita. (Fonte: Marcos Vinícius).