Marcelo Corrêa
O Globo
Apesar do desempenho ruim de candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro no primeiro turno das eleições municipais, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira que a aliança que venceu nas urnas em 2018 saiu fortalecida no pleito deste ano.
— A mesma aliança de centro-direita que ganhou as eleições que ganhou as eleições em 2018 continuou ampliando seu espectro de votos. Não se refere a um particular candidato aqui ou ali ou sequer só ao nosso governo, Estou falando de partidos políticos de centro-direita — disse Guedes, durante evento virtual do setor de previdência privada.
Como mostrou o Globo, dos seis nomes que receberam apoio explícito do presidente em capitais, somente Capitão Wagner (PROS), em Fortaleza, e Marcelo Crivella (Republicanos), que concorre à reeleição no Rio, seguem na disputa até o dia 29.
CITANDO PARTIDOS – Sem avaliar o desempenho real dos candidatos apoiados diretamente por Bolsonaro, o que Guedes fez foi citar o desempenho de partidos do Centrão, como o PSD e o PP, que elevaram o número de prefeituras em 2020. Segundo o ministro, o objetivo do comentário — fora dos temas que costuma abordar em palestras — era rever o que chamou de narrativas políticas.
— O que aconteceu durante a eleição foi que uma aliança de conservadores nos costumes e liberais na economia venceram a eleição. Aliás, todos os partidos de centro-direita venceram também agora as eleições municipais. Não é que tenham ganho todas as prefeituras. O que estou dizendo é que todos os partidos de centro-direita, DEM, PP, PSD, todos os partidos de centro-direita tiveram aumento do número de prefeituras — disse o ministro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Paulo Guedes, que não entende nada de economia, deveria se abster de fazer comentários políticos. É uma Piada do Ano atrás da outra. (C.N.)