João Pedro Pitombo l A TARDE
A troca do comando da Secretaria da Segurança Pública foi a principal surpresa dos 15 nomes anunciados para o secretariado do segundo mandato do governador Jaques Wagner. No lugar do atual secretário César Nunes entra o delegado de Polícia Federal Maurício Barbosa. O anúncio foi feito na segunda-feira, 17, através de uma nota oficial divulgada no site da Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom).
Outros quatro novos nomes foram confirmados para o primeiro escalão do governo. O vice-governador Otto Alencar (PP) vai ocupar a Secretaria de Infraestrutura, não na cota do partido, mas como indicação pessoal do governador. Na Secretaria de Turismo, retorna o ex-secretário Domingos Leonelli (PSB), que deixou o cargo em março do ano passado para disputar uma cadeira na Câmara Federal, não conseguiu se eleger. Informações de bastidor dão conta que Leonelli irá acumular o cargo com a Bahiatursa, que seria fundida à estrutura da secretaria.
Conforme antecipado por A TARDE, o deputado Zezéu Ribeiro vai ocupar a Secretaria de Planejamento (PT), contemplando a corrente petista Construindo um Novo Brasil. Também indicado pelo PT, professor titular da Ufba Albino Rubim foi confirmado na Secretaria de Cultura, no lugar de Márcio Meirelles. Rubim é ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura.
Nova secretaria - Nas outras dez secretarias, a principal novidade fica por conta da recriação da Secretaria de Comunicação, que foi desmembrada da Casa Civil. O titular da pasta é o petista Robinson Almeida, que atualmente chefia a Agecom, contemplando a tendência Democracia Socialista.
O PCdoB manteve o mesmo espaço no primeiro escalão do governo com os secretários Nilton Vasconcelos, na pasta do Trabalho, Emprego, renda e Esporte, e Ney Campello, na Secretaria Especial da Copa do Mundo.
No núcleo próximo ao governador, permanecem a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, o secretário da Fazenda, Carlos Martins e o secretário da Administração Manoel Vitório. Também ficam no cargo Jorge Solla, na secretaria de Saúde e Oswaldo Barreto, pasta da Educação.
Veja abaixo a relação dos secretários que continuam e dos novos componentes do primeiro escalão do Governo da Bahia:
Secretaria do Meio Ambiente – Eugênio Spengler
Secretaria Especial da Copa 2014 – Ney Campello
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Nilton Vasconcelos
Secretaria da Saúde – Jorge Solla
Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Cícero Monteiro
Secretaria da Educação – Osvaldo Barreto
Secretaria da Administração – Manoel Vitório
Secretaria da Fazenda – Carlos Martins
Secretaria da Casa Civil – Eva Maria Dal Chiavon
Secretaria de Comunicação – Robinson Almeida
Secretaria do Turismo – Domingos Leonelli
Secretaria de Infraestrutura – Otto Alencar
Secretaria da Cultura – Albino Rubim
Secretaria do Planejamento – Zezéu Ribeiro
Secretaria da Segurança Pública – Maurício Barbosa