Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, maio 23, 2010

Se o Datafolha diz que Dilma e Serra estão empatados, é porque Dilma está na frente

O comportamento do jornal Folha de S. Paulo e seu instituto de pesquisa Datafolha, de descarado antilulismo e antipetismo, me autorizam a pensar: se a pesquisa deles afirma que Dilma e Serra estão empatados, é porque Dilma está disparada na frente. É uma questão de credibilidade perdida. Tanto assim que a modalidade espontânea da pesquisa revela que, realmente, Dilma dispara na frente e Serra entra em queda, inclusive com aumento de rejeição.

A pesquisa do Instituto Datafolha para a corrida presidencial, publicada hoje, sábado (22), confirma a tendência já apontada pelas pesquisas Sensus e Vox Populi. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até então na série de pesquisas do Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estariam com 37%. Ou seja, Dilma teve alta de sete pontos e Serra teve queda de cinco pontos percentuais.

De acordo com o levantamento da Datafolha, em uma projeção de segundo turno entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra, os dois estão tecnicamente empatados: a petista teria 46% contra 45% do tucano. Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%. A candidata do PT conseguiu, de abril para cá, diminuir sua rejeição de 24% para 20%, enquanto Serra subiu de 24% para 27%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados aos entrevistados as opções da candidatos, Dilma Rousseff assume a liderança isolada, com 19%. Ela tinha 8% em dezembro e 13% em abril. José Serra pontuou 14%, também em ascendência, mas em ritmo mais lento.

Este levantamento é o mais considerado pela coordenação das campanhas, por ser considerado o de votos consolidados. Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula , que não pode ser candidato. Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% responde "no PT" ou no "candidato do PT".

Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% - os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.

Na pesquisa de hoje (22), o presidente Lula retornou ao índice recorde de aprovação de seu governo: 76%, um índice desde que assumiu, em janeiro de 2003. Ele já registrara essa taxa em março deste ano, mas recuou para 73%, em abril. A curva tem se mantido acima de 70% desde dezembro, quando o país soube que a economia já estava em franca recuperação após a crise financeira internacional. Além dos 76% que avaliam o governo Lula como “bom” ou “ótimo”, outros 19% o apontam como “regular”.

O Datafolha que ficou muito mal para a opinião pública, desde que passou a ter seus resultados questionados por outros institutos de pesquisa, tenta agora recuperar sua credibilidade perdida, divulgando que Dilma e Serra estão empatados. Não estão não. Dilma está na frente, em crescimento. Vai ser presidente.

# posted by Oldack Miranda/Bahia de Fato

Em destaque

Relatório robusto da PF comprova que golpismo bolsonarista desabou

Publicado em 28 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Nando Motta (brasil247.com) Pedro do C...

Mais visitadas