Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 06, 2009

Retroceder, jamais!

Editorial
Cientistas políticos e outros analistas são unânimes: o melhor remédio contra a corrupção é a transparência nos gastos públicos. No Brasil, iniciativas que visam a transparência ainda engatinham, e no Amazonas a situação não é diferente, mas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma medida adotada pela atual legislatura está chamando atenção.
Antes mesmo da Assembléia Legislativa do Estado (ALE-AM) e até mesmo da Câmara dos Deputados, a CMM liberou o extrato dos gastos dos parlamentares com o cartão corporativo. Trata-se de uma medida exemplar sob todos os aspectos, e principalmente se for levada em consideração a pressão exercida por boa parte dos parlamentares que se mostrou contrária a esta prática.
E diante de tanta pressão, o Legislativo municipal encontra-se num daqueles momentos cruciais: mantém a divulgação desses e outros gastos ou retrocede a um cenário onde os conflitos e pressões da sociedade são menores? Até o momento, a posição adotada pelo presidente da Casa, Luiz Alberto Carijó (PTB) é de `cacifar" a divulgação dos gastos. Trata-se de uma postura elogiável se comparada com o que acontece no Legislativo estadual e nos Executivos estadual e municipal.
Quando um órgão ou alguma esfera de poder público decide se tornar mais `transparente" para o público, o que está em jogo não é a mera divulgação de números. O que está em jogo são princípios que devem nortear o uso do dinheiro público.
Diante do olhar arguto da mídia e da sociedade, é quase certo que os vereadores de Manaus irão pensar duas vezes na hora de sacar o cartão corporativo para pagar banquetes e escritórios de advocacia ligados a juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Essa necessidade de reflexão (ainda que de forma coercitiva) deve ser encarada como uma grande vitória da sociedade.
Fonte: Diário do Amazonas (AM)

Em destaque

Prezado Júnior de Santinha, a responsabilidade pela destruição de Jeremoabo não é exclusiva de Deri do Paloma

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por VALDOMIRO JUNIOR (@jrnoticias.com.br) Nota da redação deste ...

Mais visitadas