Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 06, 2009

Pensão por morte também sairá em 30 minutos no posto do INSS

Luciana Lazarini e Ellen Nogueirado Agora
BRASÍLIA -- O INSS deve ampliar os benefícios que serão concedidos em um prazo de meia hora em suas agências. Segundo o presidente do INSS, Valdir Simão, o próximo a ser incluído deve ser a pensão por morte, mas ainda não há data definida para que o serviço esteja disponível para os segurados.
Aviso para aposentadoria começa em junho
Trabalhador terá um extrato por mês
Mais bancos podem ter o serviço
Comprovante para o aposentado será anual
Desde janeiro, está funcionando o reconhecimento automático de direitos previdenciários para trabalhadores urbanos, que permite a concessão de benefícios em 30 minutos, com a utilização de todas as informações contidas no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Inicialmente restrita à aposentadoria por tempo de contribuição, a concessão em 30 minutos já é possível para a aposentadoria por tempo de contribuição, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
Se algum registro de contribuição do trabalhador não estiver no CNIS, ele poderá levar um comprovante de que o pagamento ao INSS foi feito para que o valor e o tempo sejam incluídos no cálculo da aposentadoria. O CNIS tem dados desde 1976, mas o trabalhador deve verificar se as informações estão corretas e atualizadas por meio de um extrato. Se não houver erros no CNIS, a concessão do benefício pode ser automática.
A partir de 1º de julho, o INSS pretende estender o mesmo sistema de CNIS para o segurado especial. Assim, com o chamado CNIS-Rural, será possível, progressivamente, o reconhecimento automático de direitos previdenciários e a concessão de aposentadoria em 30 minutos para os segurados especiais (como agricultores familiares e pescadores artesanais). Para isso, será necessário que os segurados especiais estejam com seus dados atualizados e certificados no CNIS.
Fonte: Agora

Em destaque

Prezado Júnior de Santinha, a responsabilidade pela destruição de Jeremoabo não é exclusiva de Deri do Paloma

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por VALDOMIRO JUNIOR (@jrnoticias.com.br) Nota da redação deste ...

Mais visitadas