Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Pesquisa indica que 85% das varas judiciais têm mais de mil processos

Redação CORREIO
Cerca de 85% das varas em todo o Brasil têm mais de mil processos em andamento, segundo pesquisa divulgada na terça pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
A pesquisa registra as más condições de trabalho dos juízes brasileiros, mostrando que o número de magistrados é insuficiente para a quantidade de processos que tramitam na Justiça. O considerado aceitável pela justilá é até mil processos, número alcançado somente em 15% das varas.
A quantidade de técnicos também é insuficiente: quase a metade do que seria preciso para atender à demanda - 68 milhões de processos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Respondendo à pesquisa, 47% dos magistrados considerou o número de pessoas disponível como ruim ou péssimo.
O levantamento também mostrou que quase a totalidade dos juízes desconhece o orçamento a que o Judiciário tem direito. Mesmo assim, mais de dois terços dos magistrados considera que estes recursos são insuficientes e não estão atendendo às necessidades.
RegiõesO Sul e o Sudeste têm maior número médio de processos por varas, segundo a pesquisa. Em mais de 70% das unidades destas regiões, a média é de 2.500 processos. No Norte e no Nordeste, o maior problema é estrutural: falta de funcionários e de equimantos.
Mais de 30% das unidades têm entre 2.501 e 5.000 processos. Outras 29% das varas têm entre 1.001 e 2.500 processos tramitando. Em 6% das unidades, são mais de 10 mil casos para os juízes, diz a AMB.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Bolsonaristas utilizam a tese de perseguição para rebater o golpismo

Publicado em 27 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Flávio diz que somente Bolsonaro pode vencer Lul...

Mais visitadas