terça-feira, fevereiro 17, 2009

Falhas do Judiciário

Marcelo Copelli
Uma das maiores reclamações da sociedade, há muito tempo, recai sobre o Judiciário. O atendimento do mínimo aceitável ainda está longe de ser visto. Evidentemente, os demais poderes também não conseguem atender a contento suas responsabilidades. O caos aumenta a cada ano, e ninguém assume a direção do coletivo que desce a ladeira. E sem freios. Um exemplo de como a coisa anda de pernas para o ar pode é a informação do Conselho Nacional de Justiça, segundo a qual, de cada dez presos, três não deveriam estar cumprindo pena.
Ou seja, seguindo a estimativa, o Brasil teria cerca de 120 mil pessoas presas injustamente, seja porque já cumpriram pena, porque ainda aguardam julgamento e a prisão temporária já ultrapassou seu prazo ou porque a Justiça erra. Muitos colocam a culpa no acúmulo de processos, na burocracia e na falta de agilidade do sistema. Inúmeras questões que se deparam com a carência de iniciativas para que o barco tome outro rumo. Quem é posto no cargo para fazer com que o jogo vire, prefere ficar sentado na sombra, vendo a banda passar. Cadê que a música muda?
Generalidade
Após o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ter jogado no ventilador e afirmado, com todas as letras, que a maioria dos parlamentares do partido só pensa em corrupção, em entrevista publicada na revista "Veja", a Comissão Executiva Nacional do PMDB, ontem, divulgou uma nota declarando que não daria maior atenção ao assunto em razão da "generalidade das alegações".
Desabafo
A Comissão informou que a referida entrevista " lança a pecha de corrupção a todo sistema partidário", e fecha o pacote afirmando se tratar de um desabafo ao qual a Executiva Nacional do partido não daria maior relevo. Coisa pouca, né? Quando a coisa não cheira bem, o melhor é deixar quieto.
Tradução
Trocando em miúdos para quem boiou, o negócio sempre foi, ainda é e continuará por muito tempo sendo tal e qual a galera está careca de saber. Tudo torto. Sem mais, saibam que o assunto não vai dar em lugar algum. Osso disputadíssimo.
Distorções
Outra que colocou a boca no trombone foi a secretária de Educação de Campos, professora Auxiliadora Freitas. No último sábado, revelou no programa de rádio do ex-governador Antonhy Garotinho que o recadastramento das bolsas de estudo fornecidas pela prefeitura do município está recheada de distorções.
Até juiz
Segundo Freitas, tem gente ganhando R$ 8 mil de salário, que tinha bolsa da prefeitura. Empresário com 30 imóveis alugados tinha a filha recebendo bolsa da prefeitura. Para acabar com o coração do cidadão-contribuinte, disse que até um juiz tinha bolsa para sua filha. Só faltou dar nome aos bois.
Esclarecimento
A Assembleia Legislativa do Rio votará, hoje, em segunda discussão, o projeto de lei da deputada Cidinha Campos (PDT) que pretende dar visibilidade à proibição do uso de formol, que é cancerígeno, em tratamentos capilares. A proposta determina que os salões de beleza localizados no estado sejam obrigados a afixar, em local visível, cartazes para o esclarecimento dos clientes.
"Só um tiquinho"
" (...) a proposta busca unicamente aumentar a informação sobre a proibição e dar uma opção às consumidoras. É como o cigarro, fuma quem quer, sabendo que pode causar câncer", comparou a pedetista. Centenas de salões, entre os legalizados até aos de fundo de quintal, ainda usam o produto. Tem muito "profissional" malandro que tenta levar as clientes no bico com a justificativa de que "só um tiquinho" não mata.
Entusiasmo
Estranhíssimo o entusiasmo demonstrado pela secretária estadual de Esportes do Rio, Márcia Lins, com a criação de um novo point de bares, lanchonetes e lojas a ser construído onde, hoje, é o Estádio de Atletismo Célio de Barros, que será colocado abaixo.
Shopping
O "Baixo Maracanã", como será conhecido, acabará com o principal espaço para o treinamento de atletismo. Sequer deram pista sobre a possibilidade de construção de um espaço semelhante para atender aos esportistas. Tamanha euforia vinda justamente da responsável pela pasta é até contraditória, né?
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Tarcísio se curva a Bolsonaro e afirma: “Meu interesse é ficar em São Paulo”

Publicado em 29 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio atende a Jair Bolsonaro e vai disputar s...

Mais visitadas