quarta-feira, outubro 15, 2008

Segundo estudo, internet melhora desempenho do cérebro

Redação CORREIO
O uso da internet aumenta o poder dos cérebros, segundo estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia. De acordo com os estudos, centros do órgão são estimulados pela pesquisa online, exatamente aqueles que controlam a capacidade de decidir e o raciocínio mais complexo.
Para os pesquisadores, isso ajudaria até para combater as mudanças da idade que fazem com que o cérebro fique mais lento - por isso, navegar na internet seria bom para os idosos. Outra atividade que tradicionalmente se acredita que ajuda a manter a mente atenta são as palavras cruzadas.
Os cientistas usaram em seus testes 24 voluntários, com idades variando entre 55 e 76 anos. Metade destas pessoas usavam a internet corriqueiramente, com bastante desenvoltura. O cérebro dos voluntários foi moniterado enquanto eles faziam buscas na web e enquanto liam livros.
As duas atividades mostraram atividade significativas nas regiões do cérebro que comandam a linguagem, a leitura, a memória e habilidades visuais. A busca na internet ainda provocou atividade na área de decisões e de raciocínios complexos, nesse caso apenas nos usuários que já tinham costume de navegar na internet.
Comparando as duas tarefas, é possível perceber que a internet exige mais escolhas e tomadas de decisões; os inexperientes com a rede não conseguiam entender como fazer para obter as melhores informações.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Tarcísio se curva a Bolsonaro e afirma: “Meu interesse é ficar em São Paulo”

Publicado em 29 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio atende a Jair Bolsonaro e vai disputar s...

Mais visitadas