Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 11, 2008

Capital baiana é a oitava cidade mais influente do Brasil

Redação CORREIO
Uma pesquisa apontando as 12 cidades mais influentes do Brasil foi divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Salvador aparece em oitavo lugar na lista, que é liderada por São Paulo.
O estudo 'Regiões de Influência das Cidades 2007' levou em consideração a localização das sedes de grandes empresas, quantidade de ofertas de transporte aéreo e terrestre, acesso ao ensino superior, hábitos de consumo dos habitantes e a subordinação administrativa em âmbito federal.
É a quarta vez que a pesquisa é realizada - ela também aconteceu em 1972, 1987 e 2000. De acordo com os pesquisadores, Salvador tem 8,8% da população nacional e 4,9% do PIB, além de influenciar 486 cidades na Bahia e em Sergipe. A título de comparação, São Paulo tem 28% da população e 40,5% do PIB do Brasil, além de influenciar 1.028 cidades do país.
Desde 1966, alguns centros se consolidaram e ampliaram sua importância, como Tocantins, Brasília, Rondônia, Mato Grosso, parte do Amazonas e do Pará, além de capitais do Nordeste como Natal, São Luís, João Pessoa e Maceió.
Outras cidades perderam importância, como por exemplo Jequié (BA), que apesar de tudo ainda tem um forte perfil de domínio regional.
Veja a lista com as 12 cidades mais influentes do país:
1. São Paulo 2. Rio de Janeiro 3. Brasília 4. Manaus 5. Belém 6. Fortaleza 7. Recife 8. Salvador 9. Belo Horizonte 10. Curitiba 11. Porto Alegre 12. Goiânia
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Semana da Cultura Evangélica agita a cidade de Vitória da Conquista

  O evento que acontece entre os dias 01 a 09 de novembro com programação variada,  também receberá nomes da música gospel nacional, Theo Ru...

Mais visitadas