Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, abril 03, 2008

Greve dos Correios: Bahia e mais 20 estados mantém paralisação

Pitta, do A TARDE On Line
Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), de Brasília, decidiram retornar ao trabalho a partir da zero hora desta quinta-feira, dia 03. A paralisação porém, está mantida em 21 estados brasileiros, incluindo a Bahia. Segundo Francisco Nunes, secretário da Federação Nacional de Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), não deu tempo da entidade enviar parecer recomendando o fim da greve para todos os sindicatos.
"Por causa disso, nos outros estados a greve continua. Nesta quinta-feira, eles devem avaliar a proposta dos Correios, mas cada sindicato pode decidir por manter ou não a greve e a federação só assina o acordo se mais da metade aceitar”, explica Nunes.
Em assembléia realizada nesta quarta, em Salvador, a categoria não aceitou a proposta e decidiu manter a paralisação. Os funcionários dos Correios na capital também fizeram uma passeata do Campo Grande até a Praça Municipal. Uma nova assembléia está marcada para esta quinta-feira, às 16 horas, na Praça da Inglaterra.
“Vamos verificar se existe uma nova proposta, até agora não há acordo”, diz Apolinário Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba).
ATRASO – Nos dois primeiros dias de greve, houve um acúmulo de 27% da carga postal na Bahia. Como o volume diário de entregas no estado é 1,5 milhão, estima-se que cerca de 810 mil correspondências estão paradas, segundo a assessoria nacional da ETC.
Para não atrasar a entrega de correspondência, os Correios trabalham com um plano emergencial, relocando funcionários para áreas com mais necessidade. A preferência é pela entrega de documentos emergências, como convocações judiciais e contas a pagar.
Como apenas os carteiros aderiram a greve, o atendimento nos postos dos Correios foi normal nesses dois primeiros dias de greve. Sem filas, até quem precisou enviar uma carta, foi atendido com agilidade. Apenas o serviço de Sedex Dez, Sedex Hoje e Disk Coleta estão suspensos.
A correspondência do comerciante Davi Santana, por exemplo, se atrasar pode complicar sua vida. “Trabalho com uma empresa que tem sede em São Paulo e tenho a rotina de enviar documentos para lá. Um ou dois dias de atraso não chega a atrapalhar, mas mais que isso, será complicado”, diz.
O técnico de enfermagem, Jorge Sena, já foi avisado que seu sedex deve atrasar pelo menos dois dias. Ele, que está enviando uma câmera fotográfica para a assistência técnica, está com medo de demorar mais. “Se demorar muito vou me complicar, preciso ter essa câmera de volta para fotografar um evento. Mas como não tem outro jeito e preciso enviar mesmo, vou arriscar”.
Quem procurou as agências dos Correios para outros serviços, como saque e pagamento de contas, não teve transtornos. “Foi até melhor, estava mais tranqüilo”, comemora a aposentada Lucimar Lopes, que esteve na agência da Pituba para pagar a conta de água.
REIVINDICAÇÕES – Os funcionários dos Correios que atuam na área administrativa, além de motoristas e atendentes, não aderiram a greve porque a principal reivindicação atende apenas os carteiros, que querem um adicional de 30% por periculosidade. Os carteiros receberam este acréscimo no salário como bônus em dezembro, janeiro e fevereiro, mas em março o pagamento foi interrompido.
“Queremos que esse adicional seja fixo, porque enfrentamos problemas para realizar nosso serviço, como ataque de cães, assaltos e seqüestro relâmpago”, explica Apolinário Souza.
A ECT ofereceu nesta quarta-feira, 2, prorrogar este bônus por mais 90 dias e não descontar os dias não trabalhados, informa Francisco Nunes. Além disso, os Correios propõem negociar o reajuste na participação nos lucros e resultados (PRL) e implementar um plano de cargos e salários.
SAIBA O QUE FAZER - Para não ficar com as contas atrasadas, Augusto Cruz, assessor técnico do Procon – Bahia, indica que o consumidor procure imediatamente a instituição com quem tem a dívida para saber uma forma alternativa de pagar o débito.
“Em caso de contas de cartão de crédito, por exemplo, o consumidor já sabe que tem uma dívida e tem como saber o valor desta. Então, neste caso, a recomendação é para honrar o compromisso. O consumidor não pode usar como desculpA que não recebeu o boleto, se tinha outras formas de fazer o pagamento”, explica Augusto.
Augusto lembra que esta forma alternativa não pode trazer danos ao consumidor. “Se ele tiver que ir a empresa buscar o boleto, com exceção de bancos, pode considerar isso como um transtorno. Neste caso, o cliente não é obrigado a fazer o pagamento, porque ele tinha contratado um serviço para receber a fatura em casa”, diz.
Além das contas a pagar, o consumidor também pode ser prejudicado com um atraso na entrega da correspondência. Augusto Cruz explica que só cabe ação judicial, se a ECT assumir o compromisso de realizar o serviço em um determinado prazo e não cumprir. Para entrar com ação, Augusto recomenda que o cliente guarde todos os documentos que comprovem o atraso e o prejuízo.
SERVIÇO
Como pagar as contas:
Luz - O consumidor pode fazer o pagamento através do site www.coelba.com.br. É necessário informar o número do contrato. O boleto pode ser pago através dos bancos: Bradesco, Unibanco, Safra, Mercantl Brasil, HSBC e Banco do Brasil. O Consumidor também pode acessar informações de débito anteriores. Mais informações no telefone 0800-71-0800;
Água - A Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento - oferece serviço de impressão da 2° via da conta ou informações sobre débitos através do site www.embasa-ba.gov.br. É necessário informar o número da matrícula, que consta na conta. Mais informações no 0800 555 195;
Telefone - É possível imprimir a 2ª via da conta da Telemar, no site www.telemar.com.br. Para isso, é necessário informar o número do CPF, do telefone, e o código da cidade. Para obter a conta detalhada é necessário ligar para 103. As operadoras de telefonia móvel também oferecem o serviço de impressão da 2ª via através de seus endereços na internet e do 0800. Deve ser informado o código de barras para o pagamento;
Cartão de crédito - As faturas podem ser pagas através dos serviços de internet banking, banking fone ou nas agências bancárias.
Fonte: A Tarde

Em destaque

Em seu primeiro ano de vigência, arcabouço fiscal evidencia fragilidades

Publicado em 18 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto Re...

Mais visitadas