Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Pirro e seus dois generais

A vitória da oposição no Senado poderia ter sido planejada por Pirro, o lendário rei de Epiro, na Grécia antiga, que ganhou todas as batalhas contra inimigos mais poderosos, incluídos os romanos, mas que a cada vitória se tornava mais débil. Depois da primeira derrota, contra Esparta, morreu sem glória, em uma escaramuça nas ruas de Argos.
A oposição impediu que o governo obtivesse a maioria qualificada, necessária à prorrogação da CPMF. Mas dificilmente atingirá a popularidade do chefe de governo, o que foi um de seus objetivos, ao lhe negar os recursos necessários à saúde nos Estados. A bancada do PSDB não aceitou o apelo de seus correligionários, os governadores de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul, que manifestaram apoio público à proposta do Executivo.
A oposição pode ter atendido ao interesse dos ricos, mas fortaleceu o prestígio de Lula junto aos pobres e aos setores da classe média ilustrada, que conhecem seus interesses reais. É bom registrar que os dois principais comandantes da batalha contra Lula têm motivos pessoais. O senador Arthur Virgílio só obteve minguados 5% de votos para governador do Amazonas no ano passado. E Fernando Henrique sente-se incomodado com os êxitos crescentes do sucessor. Seus partidários podem valer-se da sociologia, das estatísticas, da debilidade do dólar, da meteorologia e das tempestades magnéticas, a fim de explicar o desenvolvimento econômico do último qüinqüênio, mas a percepção popular é a de que isso se deve ao governo. E não são apenas os assistidos pelo programa da Bolsa Família - comandado com discrição e competência pelo ministro Patrus Ananias - mas também alguns grandes empresários. O Brasil domina hoje o mercado mundial da carne, com empresas que operam aqui e no exterior. Somos o terceiro, entre os novos protagonistas da economia mundial - logo depois da China e da Índia - no volume de investimentos externos.
O congresso do PSDB mostrou a divisão doutrinária entre o comando paulista e os líderes de outros Estados. A votação no Senado definiu as duas facções. O governador José Serra, embora nascido em São Paulo, não pertence à ala paulista, que se encontra sob o comando remanescente do ex-presidente e de Geraldo Alckmin. Como ministro da Saúde, Serra conheceu de perto o problema, e por isso recomendou a continuidade da contribuição. Segundo a Folha de S.Paulo, o governador se irritou com Fernando Henrique, acusando-o de "jogar no quanto pior, melhor". Tem razão. A redução dos recursos destinados à saúde provocará, como qualquer um pode prever, o congelamento da remuneração dos médicos, nos níveis vergonhosos de hoje, na escassez de vacinas e de medicamentos para a Aids, a hepatite C e a hemofilia, e no aumento da mortalidade dos mais débeis, como as crianças e os idosos.
Os senadores Tasso Jereissati e Eduardo Azeredo se somaram ao sociólogo. Podem alegar que votaram contra a CPMF em fidelidade ao partido. Outro que se pode valer das mesmas muletas é o senador Eliseu Resende. Ele deve sua fácil eleição para o Senado ao PT mineiro, que se uniu a Newton Cardoso contra Itamar Franco. A manobra equívoco levou o ex-presidente e o governador Aécio Neves a patrocinarem a candidatura ao Senado do antigo adversário de Tancredo em Minas.
A última batalha de Pirro será o pleito de 2010.
Fonte: JB Online

Em destaque

"Jeremoabo: Em Busca de Líderes Construtores, Não Demolidores"

A  destruição dessa Praça e do Parque de Exposição os vereadores estão na obrigação de Azjuizar uma Ação ou então  abrir um processo de impe...

Mais visitadas