Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, março 31, 2008

Contratar terceiro para preencher IR exige cuidado

Preencher uma declaração de Imposto de Renda é muitas vezes uma tarefa difícil para quem não possui formação na área de contabilidade ou direito tributário. Por isso, alguns contribuintes preferem contratar os serviços de um profissional da área ou de algum “entendido” no assunto. Mas há uma série de cuidados que a pessoa deve tomar ao decidir terceirizar a entrega da declaração.
A Receita Federal permite que qualquer pessoa preencha o formulário do IR. Ou seja, não é crime vender esse tipo de serviço sem ter diploma na área. Mas o contribuinte deve lembrar que, para o Fisco, ele é o único responsável pelas informações entregues.
Em todos os casos, o contador Julio Linuesa Perez, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), recomenda que seja feito algum tipo de contrato para que o consumidor possa reclamar depois, caso haja problemas. “Perante a Receita Federal, o único responsável pela declaração é o contribuinte”, diz. “Por isso, quando você contrata alguém, é importante que exista uma proposta de prestação de serviços, para você reclamar se o profissional cometer algum erro grave e técnico.”
Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, conselheiro do CRC-SP, diz que também é preciso cuidado com pessoas que prometem conseguir “uma restituição maior”, que não esteja baseada em documentos verdadeiros.
Entre as pessoas que costumam contratar os serviços de contador estão aquelas que precisam declarar herança, atividade rural ou que possuem muitos bens. Há também pequenos empresários que já trabalham com escritórios de contabilidade ou pessoas que possuem participações em empresas, que muitas vezes estão inativas, mas que continuam abertas no cadastro da Receita Federal.
Não existe uma tabela para esse tipo de serviço, mesmo entre os contadores. Por isso, os preços podem variar de cerca de R$ 50 até R$ 4 mil. 'O valor depende do porte da declaração e da complexidade', diz.
* Fonte: G1 - Correio da Bahia

Em destaque

São ingênuos ou simulam otimismo os que enxergam “paz” na crise entre Lira e Lula

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Miguel Paiva (Brasil 247) Dora Kramer Fol...

Mais visitadas