Indicação de Otto Filho ao TCE envolve articulação com Charles Fernandes, que tem sido "paquerado" por ACM Neto
Por Política Livre
01/12/2025 às 22:25
Atualizado em 02/12/2025 às 12:01
Foto: Divulgação/Arquivo
O ex-deputado federal Charles Fernandes (PSD)
A decisão do senador Otto Alencar (PSD) de anunciar nesta segunda-feira (1º) a indicação do deputado federal Otto Filho (PSD) para a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem relação direta com o futuro político do ex-deputado federal Charles Fernandes (PSD), atual primeiro suplente da legenda. Charles perdeu o mandato após o ex-secretário destadual de Infraestrutura Sérgio Brito (PSD) reassumir a cadeira na Câmara.
A reunião realizada na última quarta-feira (26), em Brasília, entre Otto e a bancada federal do PSD, ocorreu justamente para tratar da situação do suplente. O encontro foi solicitado pelo líder do partido na Câmara, deputado federal Antonio Brito, que levou ao senador as preocupações sobre o destino do suplente. Charles tem sido alvo de investidas do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), que deseja atrair o parlamentar para a oposição.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), por sua vez, tem cobrado garantias de que Charles não mudará de lado caso assuma a cadeira de Otto Filho na Câmara. A preocupação do chefe do Executivo estadual é prática: uma vez nomeado conselheiro do TCE, Otto Filho não poderá retornar ao mandato, ao qual precisará renunciar.
Nas conversas reservadas, Charles assegurou que não deixará o PSD e que manterá fidelidade ao grupo caso passe a exercer o mandato — algo que, ele ressalta, nunca pôde fazer de forma plena. Isso porque, durante todo o período em que esteve como suplente, nunca teve o controle sobre o gabinete e nem as emendas parlamentares. Tudo seguia sob a batuta de Sérgio Brito.
Por isso, Charles pressiona para que a nomeação de Otto Filho seja oficializada o quanto antes. Entretanto, Jerônimo pode esticar a nomeação até o final da janela partidária, que se abre em março. Isso garantiria que o suplente permaneceria no PSD para disputar as eleições.
Jerônimo e Otto conversaram na quinta-feira (27), em Salvador, quando o governador reafirmou o que já havia sido acordado desde janeiro deste ano, como antecipado pelo Política Livre: a indicação do filho do senador ao TCE, nome que é unanimidade entre os deputados federais e estaduais do PSD.
Em nota, Charles Fernandes disse que "as afirmações não condizem com a realidade dos fatos nem com o posicionamento do deputado federal Charles Fernandes (PSD/BA). O deputado permanece filiado ao PSD e segue firme na base do governo, mantendo seu compromisso com as alianças políticas estabelecidas no âmbito estadual e federal. Não procede qualquer especulação sobre mudança partidária".
Politica Livre