sábado, junho 07, 2025

A Polêmica da Emancipação de Jeremoabo: Entre a História e a "Genética"

 

A Polêmica da Emancipação de Jeremoabo: Entre a História e a "Genética"

Neste fim de semana, Jeremoabo fervilha com um debate que tem levantado poeira: a imposição de alguns vereadores em mudar a data da emancipação política do município. O que torna a situação ainda mais curiosa é o argumento inusitado utilizado por esses edis, que, sem saída, apelam para uma lógica de "genética" ao afirmar que as filhas (cidades desmembradas) não podem ser mais novas do que a mãe (Jeremoabo).

Essa justificativa, como bem observa a manifestação popular, é um verdadeiro "ovo ou a galinha" no debate histórico. A realidade do desmembramento de municípios não se baseia em uma cronologia de nascimento, mas sim em fatores políticos e de influência. As cidades que se emanciparam antes de Jeremoabo o fizeram por terem mais força política e por contarem com figuras interessadas em sua autonomia. Por outro lado, os políticos de Jeremoabo, por conveniência própria, teriam "segurado" a emancipação até o momento que lhes foi mais propício. Essa é a verdadeira razão, e não uma suposta impossibilidade de uma "filha" ser mais velha que a "mãe".

O mais preocupante é que essa posição dos vereadores vai de encontro a fatos e documentos históricos que, inclusive, já convenceram historiadores, deputados e intelectuais de que a data correta da emancipação política de Jeremoabo é 6 de julho. A resistência de alguns vereadores, mesmo diante de evidências tão claras, é algo que causa estranheza e levanta questionamentos sobre os verdadeiros interesses por trás dessa insistência.

Ainda há um temor de que essa discussão possa levar a um retrocesso, como se os vereadores pudessem, por decreto, retornar no tempo e reescrever a história. É fundamental que a verdade histórica prevaleça e que o bom senso guie as decisões que impactam a identidade e a trajetória de Jeremoabo.


Qual sua opinião sobre essa discussão? Você acha que a história deve ser reescrita com base em argumentos como a "genética" dos municípios?

Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas