em 26 jun, 2025 7:48
Diferente de outros estados, onde os seus congressistas se destacam pelo protagonismo, a bancada federal de Sergipe pode ser considerada de 2ª classe. A grande maioria dos 11 deputados e senadores diz amém ao presidente de plantão ou se contenta em repetir as palavras de ordem contra o governo federal. Entre as poucas ações concretas de quase todos os nossos representantes no Congresso talvez a mais destacada seja a apresentação de emendas ao Orçamento da União. Essa fraca representação parlamentar é o resultado da força do coronelismo e da falta de consciência política de grande parte dos sergipanos, que votam por favor, por dinheiro, pelo discurso bonito ou pela simpatia dos candidatos e candidatas. Enquanto Sergipe continuar votando mal, vai permanecer elegendo uma bancada federal tímida, incapaz de atuar no Congresso em favor do crescimento socioeconômico de Sergipe. Misericórdia!
Nova federação
O Solidariedade, partido presidido em Sergipe por Valadares Filho, anunciou uma federação com o PRD. A aproximação entre as duas legendas mira o calendário eleitoral de 2026. Dirigido no estado por Alecsandro de Melo, o PRD é resultado da fusão entre PTB e Patriota. Dirigentes do Solidariedade já admitem que podem apoiar o presidenciável Ronaldo Caiado (União). A nova federação é composta por políticos mais à direita que pretendem ser uma alternativa entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República em 2026. Será que Vavazinho, um entusiasmado eleitor do petista, vai continuar nesse novo time. Aff Maria!
Sergipe vota sim
Os senadores Alessandro Vieira (MDB), Rogério Carvalho (PT) e Laércio Oliveira (PP) votaram a favor do Projeto de Lei Complementar que aumenta dos atuais 513 para 531 o número de deputados federais. A propositura foi aprovada por 41 votos a favor e 33 contra. O projeto retornou à Câmara que rapidamente aprovou os ajustes feitos pelos senadores. A matéria vai agora à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A criação de 18 novas cadeiras de deputados federais aumentará as despesas do parlamento em R$ 65 milhões/ano, fortuna a ser custeada pelos coitados dos contribuintes. Home vôte!
https://infonet.com.br/blogs/adiberto/sergipe-tem-uma-bancada-federal-de-segunda-classe-2/