sábado, junho 28, 2025

: Recôncavo Norte e a Independência da Bahia

 Recôncavo Norte e a Independência da Bahia 




Fogo Simbólico chega em Lauro de Freitas nesta segunda-feira dia (30).


Com a inclusão do Recôncavo Norte no trajeto das comemorações da independência da Bahia, a cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, recebe o Fogo Simbólico nesta segunda-feira (30/6). Desde 2023, o percurso ganhou um novo roteiro, partida do município de Mata de São João passando por Dias d’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas, seguindo no dia seguinte (01/07) para a cidade de Simões Filho, onde se une ao roteiro original, vindo de Cachoeira, Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Candeias rumo a capital baiana, Salvador. 

A chama está prevista para chegar às 16h no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, às margens do Rio Joanes. De lá, a tocha será conduzida em revezamento por atletas, soldados e populares pela Avenida Santos Dumont, Estrada do Coco, seguindo até à Praça João Tiago dos Santos, (Praça da Matriz), no centro da cidade. A tocha será recebida pela prefeita Débora Regis do União Brasil e pelo vice-prefeito e secretário de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis.

Na terça-feira (01/07), o Fogo Simbólico partirá às 8h, para a cidade de Simões Filho, onde se unirá ao roteiro original, seguindo para o  bairro de Pirajá em direção ao Campo Grande em Salvador.

Em 2023, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) incorporou Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João e Dias d’Ávila ao percurso oficial, valorizando o papel desses municípios na consolidação da Independência. A cidade de Lauro de Freitas teve importância singular no processo, abrigando combatentes e enviando soldados da terra para as batalhas.

A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) classifica as comemorações como um momento ímpar,  “Os historiadores fizeram um trabalho importantíssimo na inclusão dos municípios na luta pela Independência da Bahia. Precisamos defender nossos direitos através da democracia. É o resgate da nossa história, que é um momento ímpar. Viva ao Dois de Julho”. 

Para o membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, o historiador e professor Coriolando Oliveira, fala da importância deste trabalho de resgate da história: “É um reconhecimento de Santo Amaro de Ipitanga na luta pela Independência da Bahia. Levamos dois séculos para termos esse reconhecimento. E estamos oficialmente pelo terceiro ano consecutivo celebrando esse momento importante para a história da Bahia e sobretudo de Lauro de Freitas”. 

A valorização da história de participação do Recôncavo Norte para a memória histórico-cultural, nas celebrações do 2 de Julho, ganhou força a partir de um estudo do historiador natural de Camaçari, Diego Copque. Esta pesquisa em contato com historiadores das outras cidades culminou na criação de um consórcio, que pleiteou a reativação do trajeto perdido na história, com o reconhecimento da Fundação Gregório de Matos (FMG) e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). 

Este estudo alia-se à uma conquista fruto de uma luta coletiva, construída com dedicação por pesquisadores, lideranças comunitárias e agentes culturais que não deixaram a nossa memória se apagar.

“Como cidadão dei minha contribuição. Assumir custos e tempo. Se dependesse do recurso municipal teria que esperar os editais. Sempre ouvir dos gestores da Cultura, não dispor de recursos nem de dotação orçamentária para pesquisas. Falta escuta e consciência de que a cultura se faz continuamente, com planejamento, transparência e investimento”. Destaca Coriolano. 

Lauro de Freitas, 28 de junho de 2025.

Texto e edição: Fábio Costa Pinto

.                                 Foto: Lucas Moura/Secom


.                            Arquivo pessoal / Divulgação


.                             Foto: Capa do Livro do historiador Diego Copque / Divulgação



Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas