Jeremoabo Celebra o Maior São João da História com Retorno às Origens e Respeito à Fé
Faltam poucos dias para Jeremoabo encerrar seus festejos juninos com chave de ouro, e a cidade já celebra um São João inesquecível. As ruas se transformaram em um palco móvel de celebração, com bandas e trios elétricos contagiando o público e convidados especiais em mais um capítulo da maior festa junina da região.
A tradicional Alvorada e o Casamento do Matuto arrastaram uma multidão, que acompanhou o cortejo com animação e alegria. O evento também contou com a presença de autoridades locais, estaduais e federais, que fizeram questão de prestigiar a festa e ressaltar a importância cultural e social do Arraiá para o município.
Este São João está sendo o maior da história de Jeremoabo por haver retornado às suas origens, principalmente a religiosa. Pela primeira vez, o padroeiro São João Batista não foi obrigado a fechar as portas de sua casa, e as novenas não foram suspensas devido ao barulho ensurdecedor dos paredões.
O prefeito Tista de Deda destacou a essência desta celebração: "Está sendo uma festa feita com amor, organização e respeito à nossa cultura. Retornamos com respeito também às nossas origens religiosas."
A preservação da liberdade religiosa é, no plano teórico e prático, um ponto fundamental e de suma importância. Não só garante um direito humano básico em todas as comunidades, culturas, povos e estados, mas também constitui um elemento agregador da sociedade. Assim como a liberdade religiosa agrega, a intolerância religiosa é extremamente desagregadora e pode gerar danos imensuráveis e irreversíveis, além de promover o caos, divergências, desprezo e violência, como a história já nos ensinou em diversos períodos degradantes.
Jeremoabo demonstra com maestria que é possível conciliar a alegria contagiante dos festejos juninos com o respeito às tradições e à fé, consolidando seu São João como um exemplo de celebração que honra suas raízes e promove a união