Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, julho 23, 2024

Justiça anula processo seletivo por irregularidades em Paulo Afonso

 22/07/2024 às 14:22 há 17 horas | Autor: Rodrigo Tardio

FAVORECIMENTO


Foram identificados atraso na divulgação do resultado final, bem como falta de divulgação das notas e dos prazos para interposição de recursos

Prefeito de Paulo Afonso, Marcondes Francisco (PP)
Prefeito de Paulo Afonso, Marcondes Francisco (PP) - 

Após denuncia de prováveis "irregularidades" em um processo seletivo na área de saúde do município de Paulo Afonso, Vale do São Francisco, levou a Justiça local anular o certame que seria realizado pela Prefeitura, na gestão de Marcondes Francisco (PP). A denúncia é da advogada e moradora do município, Onilde Carvalho.

Um mandado de segurança foi impetrado na 1ª Vara da Fazenda Pública de Paulo Afonso. De acordo com a denúncia, “houve atraso na divulgação do resultado final; falta de divulgação das notas e dos prazos para interposição de recursos”, disse Onilde Carvalho.

“Houve ainda a divulgação das notas gerais obtidas pelos candidatos, contrariando as normas estabelecidas no próprio edital”, emendou Onilde.


Imagem ilustrativa da imagem Justiça anula processo seletivo por irregularidades em Paulo Afonso

A denúncia aponta ainda que o resultado final, previsto para ser divulgado até o último dia 1 de julho, de acordo como estipulado no edital, foi apresentado no último dia 5, data limite permitida por lei devido ao período eleitoral. “Conforme o edital, no item 7, sobre ‘Critérios de Desempate’, é mencionado que devem ser considerados prazos para recursos e divulgação de notas, o que não foi cumprido”, disse.

De acordo com uma pessoa que não quis se identificar, a fase de entrevistas "não foi conduzida de forma individual e oral, como especificado no edital, sendo que foi aplicado um questionário em massa, no dia 29 de junho deste ano, o que teria contrariado o cronograma estabelecido, que seria entre 10 a 26 de junho deste ano”.

“Há fortes indícios de favorecimento durante o processo seletivo. A não divulgação das notas gerais e a falta de prazo para recursos impediram a contestação de possíveis erros, desfavorecendo a transparência e a equidade entre os candidatos. Tal conduta suscita preocupações sobre a imparcialidade do processo, comprometendo a credibilidade da seleção realizada pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso”, finalizou Onilde Carvalho.

ATARDE

Em destaque

Diante de Musk, Bolsonaro ou Marçal, o Estado de direito não pode hesitar

Publicado em 6 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Reprodução do Diário da Causa Operária Conrado Hü...

Mais visitadas